Sonhos ou pesadelos na gravidez

Nunca tive tantos sonhos e todos eles tão realistas como agora. Todos os dias eu os compartilho com o Gabriel que morre de rir com as histórias mirabolantes que certamente virariam livros e filmes de terror ou ficção. Mas descobri que isso não é um caso unico e é perfeitamente normal durante a gravidez.

Os sonhos durante a gravidez, especialmente no último trimestre são geralmente muito reais e às vezes podem ser assustadores, mas isso é completamente normal. Provavelmente esses sonhos são apenas uma maneira do nosso subconsciente lidar com possíveis temores e inseguranças que temos com relação à gravidez e futura maternidade.

"Os sonhos tem função muito importante nesse ponto de sua vida. Pense neles como mensagens, informações sobre você mesma que é difícil de descobrir de outra forma." diz Tracie Hotcher, escritora.

Então o que temos a fazer é aproveitar nossos sonhos. Não é preciso ser terapeuta para começar a prestar mais atenção aos sonhos. Afinal, a chave para decifrá-los está dentro de você!


· Ao acordar, procure lembrar-se do sonho. Não deixe para depois, pois os detalhes vão esmaecendo ao longo do dia. Anote-os em um diário para não esquecer.
· Converse com alguém a respeito do sonho. Outras pessoas podem ajudá-la a perceber relações que você não reparou.

· Preste atenção nas emoções despertadas. Muitas vezes, uma situação banal, como um passeio na praia, desperta sentimentos angustiantes. Já em outras o sonhador não sente nada, mas a imagem é muito forte.

· Sonhos recorrentes significam que o assunto é importante. Agora, se o que se repete são pesadelos, é melhor procurar a ajuda de um terapeuta.

· “Dentro de cada um de nós existe um outro, que fala conosco por meio dos sonhos”, disse Jung. Converse com seu outro, questione. Em algum momento as associações vão começar a aparecer.

· Os elementos são importantes, mas também sua postura em relação a eles. Por exemplo, uma mulher sonha que mergulha no mar, e outra, que teme entrar no rio. Ambas sonharam com água, o símbolo da emoção, mas a primeira aceita a situação, a vivencia com prazer, enquanto que a segunda está amedrontada.

5 comentários:

  1. Lu, comecei a escrever sobre isso, mas nunca terminei. Talvez um dia termine e coloque lá no blog. Fiquei impressionada com a quantidade e qualidade dos sonhos no primeiro trimestre de gravidez. Agora, já na metade da missão (gestação) não tenho sonhado tanto...mas também tenho feito tantas coisas, ando tão ocupada, tenho dormido pouquinho. No começo da gravidez dormia muito, sono profundo, sonhava demais e eram quase sempre sonhos com situações de risco, em que a barriga estava ameaçada, etc. Um horror!
    Dois sonhos foram legais: sonhei com o bebê. Antes de saber que seria menino eu sonhei com um menininho!

    ResponderExcluir
  2. Gostei meu amor, ficou muito bom a leitura, textos rápido, simples e direto. Te amo.

    ResponderExcluir
  3. Bah guria, eu tb tinha mtos sonhos loucos qdo grávida... Não lembro de sonhar assim antes, e agora continuo sonhando direto tb... Só acordo deles pra dar mamar pro Pedro!!! Bons sonhos! Beijus Juliane Rocha

    ResponderExcluir
  4. Nossa, se já sonho loucamente sem estar grávida, imagina o dia que estiver! hahaha
    Bjs!

    ResponderExcluir
  5. Interessante mesmo, sempre comento com meu namorado sobre meus sonhos malucos, um deles eu colocava o bebe dentro da minha barriga cada vez que achava que estava em uma situação de risco. Rs. Vou começar a conversar mais com meu filhote que está quase chegando.

    ResponderExcluir

 
Sinceramente... © WeDesigned | Editado por Lu Boury