Cama de mamãe?



Hoje eu estava pensando neste assunto que ainda é muito polêmico. Cada um tem vários prós e contras sobre bebês dormirem na cama com os pais. Eu sou da opinião que cada caso é um caso e cada mãe sabe o que é melhor pra si e pro seu bebê. No meu caso, por exemplo, fico dias voando e dormindo em hotel, pra ter muitas vezes, somente uma noite em casa. Morro de saudades da Marina e quando volto, acabo dormindo com ela na cama pra matar a saudade do cheirinho da minha gorda. Sem falar que na cama conosco, ela dorme mais profundo, não chora e não acorda no meio da noite e não da trabalho nenhum. No fim, todos dormimos melhor. Quando não estou em casa, o Gabriel também prefere dormir com ela por todos esses motivos e também porque se sente mais seguro com ela por perto pra ouvi-la melhor na madrugada.

Ouvimos sempre (inclusive do pediatra) que estamos fazendo o errado, que iremos nos arrepender, que ela vai crescer e tirar toda nossa privacidade por não querer mais dormir no quarto dela, etc. Mas particularmente, acho que nada é irreversível nessa vida. Sei de todos os contras que existem em deixar ela dormir conosco na cama mas tenho desfrutado bastante dos prós que isso tem nos trazido e não me arrependo. Penso que é uma fase tão rápida em nossa vida, já tenho pouquíssimo tempo para desfrutá-la portanto, recomendo. Sem falar que também acredito que a criança cria um vinculo maior com os pais e se torna muito mais carinhosa.

Quero deixar claro que isso é uma opinião pessoal minha, o que não faz deste post uma verdade absoluta, certo? Não sei qual é o mais correto, mas sei o que tem funcionado pra mim e para muitos que conheço. Enfim, aqui vão algumas dicas do site babycenter se você optar por adotar esta prática também, porém com segurança:

• Nunca deixe o bebê sozinho na cama. Como você não vai ficar na cama o tempo todo, mantenha um berço ou algum lugar seguro para deixar o bebê dormindo enquanto você não se deita à noite ou para sonecas diurnas.

• Sempre coloque o bebê para dormir de barriga para cima.


• Não use pijamas e camisolas com cordões ou fitas, nem use jóias ou bijuterias na cama.

• Não deixe crianças mais velhas dormirem na mesma cama com um bebê de menos de 1 ano. A criança mais velha pode machucar o bebê durante o sono.

• Não deixe que animais domésticos freqüentem a cama.

• Use um colchão firme e plano.

• Se sua cama for muito alta, pense duas vezes antes de tentar a opção. Uma alternativa temporária, se não tiver outro jeito, é colocar o colchão no chão.

• Verifique o entorno da cama para ver se não há vãos em que a criança possa ficar presa (como entre o colchão e a cabeceira, ou entre a cama e a parede). Se houver vãos, preencha-os com toalhas enroladas.

• Cuidado também com objetos que a criança possa alcançar a partir da cama, como produtos de beleza em cima da cômoda, abajures ou cordas de persiana.

• Não deixe o bebê ficar com o rosto enfiado em travesseiros, edredons e cobertores. Prenda bem o lençol de baixo para que ele fique firme.

• Não exagere nos agasalhos da criança. Lembre-se de que a cama vai estar mais quente do que se o bebê estivesse dormindo sozinho.


Feito isso, desejo boas noites de sono com seus bebês. Ainda mais com esse frio, admitam que deixa-los no berço é quase desumano vai?! rsrs

- Postado via iPhone por Lu Boury.

20 comentários:

  1. Muito bom linda, bem útil para as mamães e papais com dúvida em relação a isso.
    Bjo te amo.

    ResponderExcluir
  2. Oi lindinha....
    Aqui em casa,,,,seguimos a regra de que a Júlia manda em nós....
    Quando está muito frio ficamos com dózinha e ela acaba dormindo conosco...e amamos os três....
    Certo flor....certo é o que está bom pra cada família e pro bebê e claro seguindo essas dicas bárbaras que vc colocou...
    tenha uma linda noite flor e saiba que sempre estarei aqui...
    Sinto sua falta mas entendo as correria do dia-a-dia é fogo
    Mil beijos Aperta a pernocas por mim
    Bjo

    ResponderExcluir
  3. Oieee
    Lú, é sempre muito bom ler algum post seu hehehe. E é engraçado, eu também durmo com o Matheus na cama, desde que ele nasceu, colocava ele no berço quando tinha 3 meses, mas nesse frio eu voltei a deixá-lo na minha cama. E confesso que é muito mais gostoso e prazeroso, além do cheirinho dele, tem o carinho quando ele acorda antes de mim, tentando passar a mão no meu rosto para ver se eu acordo. Não desaparece daqui não...

    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  4. Eu acho ótimo Lu! Tbm somos a favor da cama familiar! É pratico e adoramis! Arthur dorme conosco e é uma delicua! Sem contar que dorme bem melhor, é mais facil para amamentar e nós dormimis bem tbem! Amei o post!

    ResponderExcluir
  5. Ops, útil para as futuras mamães tb, beijo pra essa família linda, JuBlazeck

    ResponderExcluir
  6. Paul também tem dormido conosco. Estou querendo comprar uma cama maior.

    ResponderExcluir
  7. Amiga, aqui em casa dormimos todos juntinhos, eu, meu esposo e nossa princesinha que te 01 ano e 03 meses.
    Como ela se vira muito resolvi me mudar da cama para o chão, colocamos colchonetes na sala e lá nos esparramamos, é uma delícia poder dormir pertinho dela, mas ela fica do meu lado, eu no meio e o esposo do meu outro lado, meu esposo vira muito e tenho medo dele virar em cima dela, já eu sou mais quieta assim fico eu perto dela, mudei para o chão assim não corro o risco dela cair. Não vejo problema nisso, nem acho que vá ser difícil depois ela ficar no quartinho dela, nem quero isso, acho que vai ser mais difícil para mim do que para ela, tenho até medo de pensar em me desgrudar dela rsrsrsrsrs.
    Como vc disse essa fase passa tão rápido que temos é que aproveitar, ainda mais vc que fica mais fora de casa, longe dela, tem mesmo que aproveitar e muito quando estiver em casa.
    Curta o hoje, o agora, amanhâ é outro dia rsrsrsrsrs.
    Bjos e ela tá muito fofinha!!!!

    ResponderExcluir
  8. Muito bomm Luu!!
    aki em casa a gente opta por deixar Duda dormir com a gente porque ela não acorda durante a noite, e qnd ela dorme no berço, se descobre logo e começa a chorar de frio...(e a noite vira um tormento!) mas qndo ela estiver mais ou menos com 1 ano, kero acostuma-la a dormir no seu proprio lugarzinho =]

    ResponderExcluir
  9. Bruninho dorme comigo, desde sempre, desde q nasceu.
    E sinceramente? Não me incomoda, aliás, não nos incomoda nem um pouco.
    Acho que acaba até "apimentando" a vida do casal, porque vc acaba diversificando lugares...etc...etc...etc...se é q me entende.
    Mas é minha opinião... Já cansei de ser criticada e de ouvir gente falando contra...Normal, né?
    Bjooo

    ResponderExcluir
  10. Oi,Lu.Qdo Suzana nasceu recebi esses conselhos,ela dormia mal,até uma amiga me falar p/colocá-la na cama conosco,pois ela poderia estar c/frio,e deu certo.Ela passou a dormir melhor e nós tbém.Daniel tbem dormia comigo ainda mais por que mamava no peito.Conclusão: Só no ano passado (ela c/9 e ele c/7)é q saíram do meu quarto,camas separadas,mas no nosso quarto.Atualmente em dias d susto,pesadelo ou falta d sono acordamos c/um deles entre nós,é engraçado,mas é legal.Cada um faz do seu jeito não tem receita e nem opiniões taxativas,temos q ser flexíveis.

    ResponderExcluir
  11. Engraçado que sempre fui contra bebe na cama com os pais, mas confesso que me rendi. Tem feito muito frio e ela estava acordando com o nariz entupidinho, não aguentei e ela tem dormido conosco.
    Concordo plenameente quando você diz que o certo é o que cada pai/mãe acha que é o melhor pra sua família!
    Beijos e curta o máximo que puder a sua fofucha
    @biamurta

    ResponderExcluir
  12. adorei seu post, gostei muitos dod seus argumentos.

    ResponderExcluir
  13. Enzo sempre dormiu cmg, me rendi a cama familiar qd ele tinha somente 2 meses. Cheia de cuidados mas meu pitoco sempre dormiu cmg. Não dou mt ouvido para quem vive falando não... Tá mefazendo bem e bem a ele é o que importa!
    Beijo Lu

    ResponderExcluir
  14. Olá! Quanto tempo não passo por aqui...
    A minha Alice está com 10 meses e ela sempre dormiu no meu quarto, e às vezes, na cama comigo e como pai. Há algumas semanas estou tentando aos poucos acostumá=la ao quartinho dela, já que estou grávida novamente de 24 semanas e a cama está ficando muito apertada.
    Acho que não dá para seguir a receita da vida alheia... concordo que tira a privacidade, mas se isso fosse mesmo verdade, eu não estaria grávida NOVAMENTE em tão pouco tempo, né?
    Grande beijo!

    ResponderExcluir
  15. Lu, a Ju dormiu na nossa cama até 1 ano, aí eu a levei para o quarto dela, já na caminha, e ela nao deu a mínima! Dormiu lá tranquilinha desde o primeiro dia... hoje, quando estou muito cansada e o pai está viajando, às vezes tento traze-la pra dormir comigo, pois acho mais fácil, já que ela costuma ficar acordando de madrugada quando o pai viaja, mas ela nao quer. Quer ficar no quarto dela.
    Enfim, concordo com você que cada casal sabe o que é melhor para os seus filhos e digo que cada caso é um caso. Pode ser que a Marina te surpreenda também e não dê o menor trabalho quando chegar a hora de ir pro quartinho dela.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  16. Esse é um tema q sempre gera debate. Cauã dormiu bastante tempo conosco e confesso q deu bastante trebalho de faze-lo dormir na caminha dele. Ainda hj tem dias q dorme com a gente. Mas quer saber?PASSA RAPIDO DEMAIS E LOGO LOGO SENTIREMOS FALTA...

    ResponderExcluir
  17. Adorei o post e tb concordo que cada um sabe onde o calo aperta, né? hehe!! Aqui em casa não deu mto certo, todos dormíamos muito mal com a Manu na cama se mexendo demais e eu acordava com pontapés na barriga de meia em meia hora, haha! ela dorme bem no cantinho dela e vem pra nossa cama só qdo tá doentinha, pra gente ficar mais alerta com ela! Tem uma cama de solteiro no quarto dela e o que fazemos (mais o marido do que eu) é pegar ela do berço nos dias que ela reclama e deitar nessa cama com ela...
    enfim, o importante é ela e todos dormirem bem, né???
    bjos nas duas lindonas!

    ResponderExcluir
  18. Sério, Lu?
    Eu imagino o quanto é difícil...
    Posso te dizer a carreira na MK foi uma benção pra mim =)
    Se você estiver mesmo interessada, me passe seu tel no e-mail marykay.livia@gmail.com que conversamos melhor. Ou me add no msn: livia.schmoeller@hotmail.com
    Bju gigante em vcs! =**

    ResponderExcluir
  19. LINDO DOMINGO LINDA SAUDADES BJUS NA FOFA

    ResponderExcluir

 
Sinceramente... © WeDesigned | Editado por Lu Boury