Hoje eu estava pensando neste assunto que ainda é muito polêmico. Cada um tem vários prós e contras sobre bebês dormirem na cama com os pais. Eu sou da opinião que cada caso é um caso e cada mãe sabe o que é melhor pra si e pro seu bebê. No meu caso, por exemplo, fico dias voando e dormindo em hotel, pra ter muitas vezes, somente uma noite em casa. Morro de saudades da Marina e quando volto, acabo dormindo com ela na cama pra matar a saudade do cheirinho da minha gorda. Sem falar que na cama conosco, ela dorme mais profundo, não chora e não acorda no meio da noite e não da trabalho nenhum. No fim, todos dormimos melhor. Quando não estou em casa, o Gabriel também prefere dormir com ela por todos esses motivos e também porque se sente mais seguro com ela por perto pra ouvi-la melhor na madrugada.
Ouvimos sempre (inclusive do pediatra) que estamos fazendo o errado, que iremos nos arrepender, que ela vai crescer e tirar toda nossa privacidade por não querer mais dormir no quarto dela, etc. Mas particularmente, acho que nada é irreversível nessa vida. Sei de todos os contras que existem em deixar ela dormir conosco na cama mas tenho desfrutado bastante dos prós que isso tem nos trazido e não me arrependo. Penso que é uma fase tão rápida em nossa vida, já tenho pouquíssimo tempo para desfrutá-la portanto, recomendo. Sem falar que também acredito que a criança cria um vinculo maior com os pais e se torna muito mais carinhosa.
Quero deixar claro que isso é uma opinião pessoal minha, o que não faz deste post uma verdade absoluta, certo? Não sei qual é o mais correto, mas sei o que tem funcionado pra mim e para muitos que conheço. Enfim, aqui vão algumas dicas do site babycenter se você optar por adotar esta prática também, porém com segurança:
• Nunca deixe o bebê sozinho na cama. Como você não vai ficar na cama o tempo todo, mantenha um berço ou algum lugar seguro para deixar o bebê dormindo enquanto você não se deita à noite ou para sonecas diurnas.
• Sempre coloque o bebê para dormir de barriga para cima.
• Não use pijamas e camisolas com cordões ou fitas, nem use jóias ou bijuterias na cama.
• Não deixe crianças mais velhas dormirem na mesma cama com um bebê de menos de 1 ano. A criança mais velha pode machucar o bebê durante o sono.
• Não deixe que animais domésticos freqüentem a cama.
• Use um colchão firme e plano.
• Se sua cama for muito alta, pense duas vezes antes de tentar a opção. Uma alternativa temporária, se não tiver outro jeito, é colocar o colchão no chão.
• Verifique o entorno da cama para ver se não há vãos em que a criança possa ficar presa (como entre o colchão e a cabeceira, ou entre a cama e a parede). Se houver vãos, preencha-os com toalhas enroladas.
• Cuidado também com objetos que a criança possa alcançar a partir da cama, como produtos de beleza em cima da cômoda, abajures ou cordas de persiana.
• Não deixe o bebê ficar com o rosto enfiado em travesseiros, edredons e cobertores. Prenda bem o lençol de baixo para que ele fique firme.
• Não exagere nos agasalhos da criança. Lembre-se de que a cama vai estar mais quente do que se o bebê estivesse dormindo sozinho.
Feito isso, desejo boas noites de sono com seus bebês. Ainda mais com esse frio, admitam que deixa-los no berço é quase desumano vai?! rsrs
- Postado via iPhone por Lu Boury.