Antes de começar, quero informar-lhes que sou cagona, dramática e que cada corpo reage de um jeito diferente em relação à dor. Já ouvi relatos de pessoas que desmaiaram de dor após a cesariana e relatos como o da Dressa Ferreira
(leia aqui) que não sentiu dor nenhuma após ela, tanto que recebeu alta do hospital 24hs depois. Portanto, não se assustem. rs
A cesárea estava marcada para as 19hs. Tudo confirmado uma semana antes com o hospital. Um dia antes, liguei para o convênio e descobri que ainda não estava autorizada a minha internação, mas que no dia seguinte era só eu chegar 1hr antes para cuidarem dessa parte burocrática.
O stress começou quando minha carona (namorado da minha mãe) resolveu de repente levar o carro ao mecânico e não sabia se iria dar tempo de me levar. Como assim Bial???? Essas horas não! Mas estava pronta para pegar um táxi e chegar linda e redonda à maternidade. Porfim minha mãe o convenceu a levar o carro outro dia e ele acabou vindo na hora certa. Chegamos no hospital o Gab já estava nos esperando. Fizeram minha ficha e me mandaram ir para o Pronto Atendimento (nome mais bonito para Pronto Socorro) para fazer a triagem. Fomos então, cheios de malas àquele lugar cheio de gente tossindo, de máscara...me diz, para que encaminham uma gestante que está lá para dar a luz ao PS? A nível de informação, eram 17hs e eu ainda estava calma. Só faltava eles entrarem em contato com o plano de saúde e confirmarem minha internação, etc e tal.
Quando a espera pela liberação do quarto começou a ser grande naquele local nada propício, ligamos pro convênio pra saber qual era o problema. Para encurtar, enquanto o plano dizia já haver autorizado, o hospital nos dizia o contrário! E eu largada no corredor do PS, cheia de malas, chorando de nervoso e com uma barriga enorme mechendo mais do que nunca. Já eram 20hs, ou seja, 3 HORAS de espera e confusão. Finalmente chegou um enfermeiro e disse que eu iria direto para o centro cirúrgico. Tipo...ois?? OK! A essa altura eu já nem ligava mais pra nada, só queria logo subir e ser operada pra poder acabar com a minha agonia. Me troquei no banheiro da sala de observação e deitei na maca, já chorando de medo. Sim, eu avisei que sou cagona! Comecei a tremer dos pés a cabeça, tanto que nem conseguia falar pois tinha de ficar mordendo os dentes pra não ficarem batendo uns nos outros. Cena linda! Chegando lá, estavam todos a minha espera há mais de 1hora. A enfermeira disse: Você é a famosa Luciana? Demorou ein? Meu médico super simpático (não é ironia, baixou o santo no homi e realmente ele tava gentil) perguntou onde eu estava, pois me procuraram por todo lugar. Já estava tudo pronto.
Bom, passada a confusão de autorização, começaram a me preparar para a cirurgia. A tal da peridural, não gostei não. Senti dor. Meu médico e o anestesista discutindo se tava encaixado ou não. Como assim, encaixado aonde? O que? Aflição! Na mesma hora comecei a sentir formigamento nas pernas e me deitaram. Olha gente é bem pessoal, mas eu tenho um grande problema com anestesias fazendo efeito em mim. Morro de aflição e medo quando sinto meu membro anestesiado 'indo embora'. Quando a anestesia é geral então nem se fala! Sensação de que tô indo dessa pra melhor. Pra minha irmã por exemplo, foi a melhor parte do parto. Ela disse que é uma sensação gostosa. Enfim, comecei a não sentir mais o meu corpo praticamente do pescoço pra baixo, fiquei gemendo de aflição e cagasso enquanto os médicos ficavam perguntando se tava tudo bem. Eu nem sabia responder essa pergunta! Meu médico veio bem perto e disse: Você já tomou anestesia no dente? É igual, você sente tudo menos dor. Então fica calma.. A sensação era a de que eu não tava respirando, já que não sentia meu tórax levantando. Perguntei umas mil vezes pro anestesista se tava tudo certo, se eu tava respirando bem. Enfim...
Foi bem assim, sentia eles mexendo em minhas pernas e barriga. Aflição de novo! Pedi mil vezes pra não me cortarem enquanto o Gab não entrasse. Desespero. Ele entrou, me acalmei um pouco e mal sabia que já tava sendo aberta fazia tempo. Em menos de 5 minutos o Gab foi pros meus pés com a câmera. Comecei a sentir uma dor de garganta terrível (não me perguntem por que, essa nem o anestesista soube dizer) e um empurra empurra na minha barriga. O Gab disse: Ela tá vindo...ela é linda amor!!!! E meu médico fazendo piadinha: É, eu tava certo..é menina mesmo viu? Eaí escutei o melhor som de toda minha vida, o chôro agoniado. Recebendo ar pela primeira vez nos pulmões. Chorei eu. Logo ela parou, eu continuei.



Ainda tremia feito vara verde, parecia que tava tendo convulsão.

Não sei se pela anestesia, pelo nervoso ou tudo junto. Então a enfermeira trouxe minha pequena pra eu conhecer, que ansiedade. Esperei 9 meses por isso! Calminha. Me passou toda serenidade que havia nela e eu consegui esquecer de tudo. Em todos os outros momentos, eu chorei, tremi, gemi, reclamei, senti dor, mas não nesse...Ela colocou a mãozinha no meu rosto e o Mundo parou ali.
Passou rapido, logo ela a levou embora. O anestesista me deu uma injeção horrorosa no braço que ainda tá roxa e meu médico deu bronca nele. Devia ter dado na perna pô, já não sentia nada mesmo. Então o Gab também teve que sair. Os médicos terminaram o trabalho deles e se despediram. Fiquei com o anestesista e as enfermeiras. Começou um enjôo fortíssimo, vomitei! Um horror. Todo esse filme se passou em 40min mais ou menos. Me levaram para sala de pós operatório onde eu achei que ficaria sob supervisão. Mas fiquei somente 5min e já vieram me levar para o quarto! Como assim?? Tudo errado. Eu tremia horrores, ainda com os dentes travados, não sentia meu corpo e me mandaram pro quarto? Decepção com o hospital parte 3225346.
Continua no próximo..