Candidíase Gestacional

Nunca ouviu falar nisso antes?
Pois se você não ouviu, estou aqui para lhe informar que, como sempre, nós grávidas somos o alvo principal dela. Com certeza você já teve aquele corrimento que tem aspecto de leite coalhado, ele não tem cheiro mas coça infernalmente, arde bastante e chega a causar até feridinhas se você coçar muito. Tenho sofrido com a maldita desde o 4º mês de gestação, não podendo nem ter relações sexuais normais pois elas mais parecem uma sessão de tortura devido à ardência da vagina e sensibilidade aguçada. O que me preocupava era se isso afetaria a neném, mas meu médico me informou hoje que esse fungo só será transmitido para a neném na hora do parto (se for normal) e mesmo assim não afeta em nada na criança, pois logo dão uma vacina que elimina qualquer contamínio.

A Candidíase é causada por um fungo chamado Candida albicans, que normalmente já vive em nossas entranhas e se manifesta em nosso organismo se nossa imunidade estiver baixa e a alimentação não estiver muito fortalecida, o que é muito comum entre as grávidas. Por isso, é bastante comum que esse fungo se prolifere em nós nessa fase.


Como tratar
Se achar que está com candidíase, avise seu médico. Ele provavelmente vai receitar algum supositório vaginal em forma de óvulos ou creme vaginal adequado para seu estágio de gravidez, o que amenizará a coceira e a irritação na área. Não use nenhum medicamento no local sem antes ter falado com o ginecologista/obstetra. O fato é que essas pomadas aliviam momentaneamente mas não curam por completo a candidíase. O que pode ajudar bastante é fazer banho de assento com flogo-rosa ou até vinagre, seguindo o conselho dos mais antigos.
Coloque compressas de chá de hamamélis ou camomila na área, ou ainda gelo. Use calcinhas de algodão. Durma sem calcinha e evite usar lycra. E também faça banhos vaginais apenas com água algumas vezes ao dia, já que nessa fase fazemos muito xixi, ajudando assim no crescimento do fungo.

Descobri na prática que aqueles sabonetes íntimos, que prometem regular o PH vaginal são uma grande roubada. Tentei usar e a irritação e coceira pioraram drasticamente. Então aprendi e passei a evitar até mesmo o sabonete comum (prefira sempre os mais neutros, se possível infantis).

Alimentos recomendados ou não
A cândida sobrevive basicamente dos açúcares da nossa alimentação e lambe os beiços cada vez que pode engolir uma celulazinha morta por falta de vitaminas e sais minerais. Seu ideal é que a gente tome refrigerantes de manhã, almoce sanduíche e sorvete, jante biscoitos com queijo e coma mil balas, biscoitos e chocolates nos intervalos. Como esse tipo de comida desnutre, vamos matando células, que a cândida estará firme e forte as engolindo e se proliferar. Portanto, para começar a se livrar dela você tem que se fortalecer e deve evitar durante algum tempo: açúcar, pão, bolo, biscoito, pizza, gordura, queijos fermentados, batatas de todos os tipos, nozes, frutas secas, frutas mais doces, vinagre, chocolate, café, chá preto...Tomar iogurtes naturais ou bebidas com lactobacilos vivos (yakult serviu para algumas pessoas) pode ajudar a recuperar o equilíbrio microbiano da flora vaginal.

É isso, espero de coração que nenhuma de vocês tenha a candidíase pois realmente é algo muito chato, dolorido e irritante. Mas caso alguma de vocês tenha, aqui estão as informações que colhi da internet, do meu obstetra e também da mamãe. Boa sorte pra todas nós. rs

71 comentários:

  1. Adorei as informações! Eu não cheguei a ter candidíase, mas sofro muito com o corrimento e - principalmente - com as assaduras. Dose de leão, né?

    ResponderExcluir
  2. Com uns 3 meses de gravidez, aliado a um exame preventido, meu médico detectou um fungo e disse que nao era nada grave. Em seguida, passou uma pomada onde metaforicamente falou: "Sem fungo não há como fazer queijo (rs), nao se assuste".
    Com uma pomada pode resolver!!!

    ResponderExcluir
  3. Não tinha ouvido falar disso, não! Valeu muito a informação...vou ficar atneta!

    ResponderExcluir
  4. eu já tive, mas não grávida, é terriveeel! espero não ter durante a gravidez, senão vai me deixar louquinha..
    não sabia que se o parto não fosse normal, não passava pro neném...interessante =D
    beijosssssss!

    ResponderExcluir
  5. Tb ja tive Lu, é muito comum mesmo, mas não estava grávida. Tenho corrimento mas o medico falou que é normal e vai deixar pra tratar depois.Muito bom o seu post, super esclarecedor.

    beijocas

    ResponderExcluir
  6. adorei o azul...depois do kit to em momento "azul"... e o varal de roupinhas ficou lindooooo Lu.....

    ResponderExcluir
  7. Oi, Luciana!

    Te mandei um e-mail sobre o teu blog. Me responde no talita@garageim.com assim que puder?

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  8. Na gravidez eu tinha um corrimento chato, mas meu obstetra disse q era normal... minha filha nos primeiros dias de vida apresentou cândida, ae passamos a usar uma pomada nela e sumiu tudo, é nistatina + óxido de zinco, uso regularmente como prevenção de assaduras, ela é ótima pq diferente de hipoglos e outras ela não resseca.

    beijos =****

    ResponderExcluir
  9. Estou vivendo isso agora, estou sofrendo muito pois é muito doloroso...

    ResponderExcluir
  10. ESTOU COM CANDIDIASE E MEU MÉDICO ME RECEITOU A POMADA MAS TENHO MEDO DA POMADA AFETAR O MEU BEBE, ESTOU DE 8 MESES... SERÁ QUE PODE AFETAR...?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nao afeta em nada,pode confiar,pior é se nao tratar,pois pode passar pro nenem na hora do parto.se cuida

      Excluir
  11. Minha esposa tem sofrido bastante com esse problema, o que em mim nao houve. Essas suas dicas ajudaram ela do dia para a noite e hoje está bem amena a situação, enquanto isso estamos evitando relações pois é incomoda e sacrificante para ela. parabéns pelo blog, show de bola e fiquei muito feliz quando ela encontrou estas informações e me passou, ambos estamos mais aliviados. Muito obrigado pelo inteligente trabalho que tem feito e ajudando os casais menos experientes!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A candidíase afeta o bebê?
      Não. A infecção por cândida na mãe não prejudica o bebê. Se você ainda tiver candidíase no momento do parto, há uma pequena chance de contágio quando a criança passar pelo canal vaginal.

      A infecção por cândida em recém-nascidos provoca feridinhas brancas na cavidade oral do bebê (o chamado sapinho), e o problema pode, por sua vez, ser transmitido para os seios da mãe. Isso causa sensibilidade na área e pode atrapalhar a amamentação. A infecção por cândida, no entanto, não é grave e é facilmente tratável.

      Talvez você repare que, como muitos outros sintomas, a candidíase aparece e desaparece durante a gravidez. Embora inconveniente e desconfortável, tente lembrar de que ela não vai fazer mal a você ou ao bebê.

      Outro detalhe é que às vezes o consumo de alimentos muito ácidos, como frutas cítricas, pode provocar sintomas semelhantes aos da candidíase. Por isso vale a pena evitar um pouco esse tipo de comida quando você apresentar sinais da infecção.

      Excluir
  12. Oi, Luciana. Estou com candidíase há praticamente um mês. Fui a uma ginecologista que me receitou o remédio Nizoral, associado aos banhos com flogorosa. Como não achei o remédio, comprei o genérico, Cetoconazol. Desde então, minha vida virou um inferno. Tive reação a essa substância e fiquei de cama. Um cansaço fora do normal e muito enjôo. A médica me disse que poderia até ser meningite ou H1N1. Vê se pode...e isso era apenas reação do remédio. Mudei, então, de médico e agora estou fazendo tratamento com creme vaginal e, após a menstruação, vou usar aqueles comprimidos vaginais também. Vamos ver no que vai dar! Mas a sensação é mesmo horrível. Nos primeiros dias, eu não conseguia fazer mais nada. A sensação que dá é que você não vai fiar boa nunca! Mas, nós ficamos! Então, é apenas uma questão de paciência e tratamento! Boa sorte!

    ResponderExcluir
  13. Oi Lu (:

    Eu tô grávida de seis meses e meio, e um mês atrás descobri que tava com essa bendita CANDIDIASE. Tratei e ficou tudo numa boa. Só que agora voltou, e vou ter que começar o tratamento de novo. Eu sou muita chata, muito nojenta pra essas coisas, tenho receio até de contar pro meu marido sobre isso.
    Mais adorei todas as informações que você postou por aqui.

    Um grande beijo !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc deve falar com seu marido ele tbm tem que tomar um remedio pq nos homens ela nao tem reacao mais quando vc se trata e tem relacao volta para vc! Infelismente eu estou com candida de novo e agora estou gravida e no meu caso e so eu ficar chateada que a candida volta e quando eu me trato e meu marido nao toma o remedio volta rapido. Lembre seu marido que na maioria das vezes a mulher tem candida ou por causa da alimentacao, ou roupa apertada, ou calcinha que nao e de algodao, ou anticonsepcional ,ou ainda outros motivos e o pior na gravides almenta. Em 90/ a chance de ter pq ficamos mais umidas nessa epoca espero ter ajudado

      Excluir
  14. por favor me ajudem!estava gravida e não sabia e usei nistatina por duas vezes sera que vai ter algum problema para o feto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A candidíase afeta o bebê?
      Não. A infecção por cândida na mãe não prejudica o bebê. Se você ainda tiver candidíase no momento do parto, há uma pequena chance de contágio quando a criança passar pelo canal vaginal.

      A infecção por cândida em recém-nascidos provoca feridinhas brancas na cavidade oral do bebê (o chamado sapinho), e o problema pode, por sua vez, ser transmitido para os seios da mãe. Isso causa sensibilidade na área e pode atrapalhar a amamentação. A infecção por cândida, no entanto, não é grave e é facilmente tratável.

      Talvez você repare que, como muitos outros sintomas, a candidíase aparece e desaparece durante a gravidez. Embora inconveniente e desconfortável, tente lembrar de que ela não vai fazer mal a você ou ao bebê.

      Outro detalhe é que às vezes o consumo de alimentos muito ácidos, como frutas cítricas, pode provocar sintomas semelhantes aos da candidíase. Por isso vale a pena evitar um pouco esse tipo de comida quando você apresentar sinais da infecção.

      Excluir
  15. oi lu sinto coçeiras er um inchaço vaginal corimentos ardencia ao urinar pode se candidiase

    ResponderExcluir
  16. hum adorei essa informações mim deixou mais aliviada ...

    ResponderExcluir
  17. Adorei as informaçãoes pois eu de sofre muito com isso e realmente é uma tortura...Tá muito mais forte a coceira e chegou até me machucar é horrível. Tô sofrendo muito com isso durante a minha grávidez e parece que nem com remédio isso vai passar... vou fazer hoje o banho de assento. valeu pelas dicas..

    ResponderExcluir
  18. Estou de 31 semanas e tb tive candida por duas vezes na minha gestaçao, causando dores pelvicas e colica , usei miconazol durante 7 dias e esta tudo bem tanto comigo como meu filhote q jaja esta chegando .

    ResponderExcluir
  19. Tenho ficado muito angustiada com isso durante a gravidez e sua postagem foi um grande alento, principalmente porque descobri que minha alimentação está toda errada. E os banhos dos antigos vou seguir. Muito obrigada mesmo.

    ResponderExcluir
  20. ola...estou gravida de 2 meses e to com candidiase, hooo coisinha chata...eh muito corrimento, minha gienecologista nao passou nada pra mim, por q ainda minha gravidez ta no inicio...

    ResponderExcluir
  21. Estou me tratando da candidíase, e procurei me informar mais na internet.
    Eu adorei, foi muito explicativo!!! Obrigada!!!!

    ResponderExcluir
  22. estou com candidiase a dez anos sempre usando a medicação fico boa por alguns tempos depois volta agora estou gestante de seis meses estou me sentindo super mal e um fungo horrivel sera se tem cura um dia...

    ResponderExcluir
  23. Oi! estou gravida de 32 semanas e também to com esse problema, o meu medo é de passar pro bebê,mas minha médica disse pra mim ficar tranquila que não pasa não, mais suas dicas estão me ajudando muito.Obrigado e parabéns pelo o blog.

    ResponderExcluir
  24. Olá estou com isso tbm, é horrivél!!! Mais tbm apareceu aquelas terriveis verrugas do hpv estou com muito medo de na hr do parto elas não tenham acabado, qual é o risco pro meu bebe? Aguardo resposta. :) Bjos

    ResponderExcluir
  25. Oiii estou gravida de 30semanas e estou sofrendo com a bendita da candidiase de tanto pesquisa na internet kah esfou ficando loka isso geralmente nao ten cura sò tem uns atenuantes de sintomas e sempre volta.

    ResponderExcluir
  26. oiii eu estou com candiase com 37 semanas terrivel coceira ate inchou meu clitores de tanto que cocei sangrou fiz banho de assento porem ainda encomoda uso nistatina que tambem nada resolve gostei da dica da alimentação vou começar já que estou comendo doce feito uma louca.

    ResponderExcluir
  27. obrigado amiga,me ajudou bastante já estava desesperada.

    ResponderExcluir
  28. Acho que estou com candidíase, pois a uma semana venho sentindo coceiras terríveis que não consigo parar de coçar, estou com 4 meses de gestação e estou muito preocupada.Foi muito útil suas informações, fiquei bem mais tranquila.

    ResponderExcluir
  29. estou gravida de sete meses,essa candida me atacou quando tava com 3 meses e insuportavel ja tentei de tudo nada funciona, o jeito e esperar meu bebe nascer.pra ter um tratamento mais profundo ja que mulher gravida não pode fazer muita coisa.

    ResponderExcluir
  30. eu estou com 8 mêses e desde o começo da minha gravidez tenha essa bendita, usei varias pomadas mais só amenizava na hr, e depois vooltava td de novo.. ainda estou e não estou usando mais nada, será que pode prejudicar me baby na hora de ele nascer ??????

    me responden por favoooorrr

    ResponderExcluir
  31. Na minha opinião esse problema de Candidíase ou qq outro problema desse tipo, não tem cura,acho que já temos tendência, pq fazemos o tratamento tudo certinho e algum tempo depois volta, e eu começei a notar isso, pq todo o ano eu tenho o msm problema, acho que o fungo ou bactéria fica resistente ao medicamento.. Eu tenho corrimento desde que entrei na adolescência e hoje tenho 31 anos e ainda sou vítima desse mal.Hoje estou na minha 2ª gestação e aflorou novamente o problema e pior começou a escorrer um líquido pelas minhas coxas que queimava minha pele, nossa já é a 2ª vez que sinto isso..
    Será que alguém conheçe um bom médico especialista neste assunto que possa me ajudar?

    ResponderExcluir
  32. adorei as informaçoes nao sei se é candidiase
    mas os sintomas e quase o mesmo estou com medo e nao sei que medico procurar

    ResponderExcluir
  33. A pós passar creme vaginal,quanto tempo tem que ficar sem ter relação sexual?
    Grato

    ResponderExcluir
  34. descobri que estou gravida de 1 mes , e estou com candidiase ja tomei itroconazol durante 2 semanas será que pode fazer mal na formaçao do meu bebe?

    ResponderExcluir
  35. Ola meninas to com 11 semanas de gravidez ,fui na medica hoje e ela falou q estou cm candida aff, ela me passou a nistatina, so q porem esqueci de perguntar ela se tem q entroduzir o creme ou so passar nos labios da vajina, qm pode me ajudar..bjod obrigado

    ResponderExcluir
  36. tbm to gravida por favor alguem me passa o nome dessa pomada ,pq to quase ficando doida,me ajudem,bjx.

    ResponderExcluir
  37. Oi lu estou tentando engravidar desdo mes passado vou esperar até o dia 30/11/2012 para saber se estou masja estou preocupada pois a candiasse parece que esta voltando se eu tomar o banho de acento sera que melhora

    ResponderExcluir
  38. Olá, também estou com candidíase desde o 2o mês da gravidez, no ínicio a ginecologista não recomendou nada, agora que estou com 6 meses ela indicou usar colpistatin, mais ainda estou insegura, pois tenho medo de afetar meu bebê.

    ResponderExcluir
  39. Gente estou gravida de 7 meses e também estou com isso, não falei pra minha médica ainda, mais adorei a dica...hoje na hora do banho tentei lavar com vinagre e ardeu muuuito é normal?

    ResponderExcluir
  40. nossa eu to de 33 semanas e estou com essa bendita...meu Deus como coçaaa..é terrivel, eu acordo de madrugada p/ me coçar, começei a usar hj nistatina e parece q esta coçando maissss, oq eu façooo to louca de tanta coçeiraaa serio,coça muitooo...minha vontade é de colocar a mao inteira p/ coçar kkk, gente me ajudaaa ta d maisss

    ResponderExcluir
  41. Boa Noite à todos!!!!

    Estou tentando engravidar,e logo na semana que estou fértil me deu essa coceira horrível....Treinei ontem,e começou a coceira hoje,tive que usar a pomada Nistatina,somente do lado de fora.Será que vai atrapalhar para engravidar?? Por favor alguém pode tirar minha dúvida?????Aguardo resposta:brendacris23@hotmail.com

    Obrigada gente...

    ResponderExcluir
  42. ola estou sofrendo muito com a candida desde os cinco meses estou com sete agora mas ja usei duas pomadas,um ovulo e ja tomei ate um remedio mas nao sei o que faço mais estou enlouquecendo bjusss

    ResponderExcluir
  43. Boa tarde LÚ estou grávida de 4 meses estou com a candida a uns 2 meses e meio jausei nistantina,fentizol alivia durante o tratamento mais quando acabo volta tudo,ñ sei o que faço mais com isso parece q meu médico ñ acerta,me ajude com mais dicas pois ja estou com medo de afetar minha bebê,esto sofrendo muito !

    ResponderExcluir
  44. Usei fentizol e nistantina elas ñ resolveram meu problema de candidiase estou gravida de 4 meses será que posso usar óvulos vaginas sem o meu médico pedir?será que vai resolver meu problema? me ajude Lú suas dicas sao muito boas.

    ResponderExcluir
  45. Estou grávida de 8 meses e tb apareceu esses sintomas, nooossa tava pra correr de desesperada, comprei uma pomada de tanto desespero mas nao adiantou, entao minha medica passou a pomada fentizol e asseio com flogorosa... tiro e queda. So que uns 5 dias depois surgiu de forma mais intensa, ela me passou celestamine de 8 em 8 hs, e continuar com o asseio, nunca mais senti nada. Muito boa sua matéria Lu... Parabens...

    ResponderExcluir
  46. Tive candidíase com 4 meses agora estou de novo, não tem cheiro, e esbranqueçado, mas esta muito to com medo de pegar no meu bebe, onde eu sento escorre, como eu faço.

    ResponderExcluir
  47. Nossa estou gravida do segundo filho 7 semanas e estou com candidiase e terrivel, as relacoes sexuais tem sido tortura para mim, nao sei o que fazer mas...

    ResponderExcluir
  48. Fiz um exame e foi diagnosticado q eu estava com candida logo no início da minha gestação, logo na sexta semana. Meo GO receitou nistatina. Hoje estou com 22 semanas de gestação e a danada apareceu novamente e não sei se devo usar a mesma medicação receitada no início da minha gestação...

    ResponderExcluir
  49. Fiz um exame e foi diagnosticado q eu estava com candida logo no início da minha gestação, logo na sexta semana. Meo GO receitou nistatina. Hoje estou com 22 semanas de gestação e a danada apareceu novamente e não sei se devo usar a mesma medicação receitada no início da minha gestação...

    ResponderExcluir
  50. Estou gravida de três meses e estou com essa bendita candidíase , nossa como isso incomoda, mas fiquei bem tranquila ao ler os comentários das colegas acimas pois vi que ñ é grave se tratada, obrigada pelas dicas.

    ResponderExcluir
  51. Estou gravida de três meses e essa candidíase me pegou , nossa como incomoda, mas fiquei feliz ao ler os comentários eu vi que da para tratar tranquilamente, obrigada á todos.

    ResponderExcluir
  52. Estou gravida de três meses e estou com essa bendita candidíase , nossa como isso incomoda, mas fiquei bem tranquila ao ler os comentários das colegas acimas pois vi que ñ é grave se tratada, obrigada pelas dicas.

    ResponderExcluir
  53. Estou gravida de três meses e estou com essa bendita candidíase , nossa como isso incomoda, mas fiquei bem tranquila ao ler os comentários das colegas acimas pois vi que ñ é grave se tratada, obrigada pelas dicas.

    ResponderExcluir
  54. ola estou gravida de 4 meses 2 duas semanas e a algum tempo tenho tipo corrimentos de cor verde meio amarelada coça um pouco e a coceira só passa quando me lavo esse corrimento tem um cheiro meio acido e acho ate que passei isto ao meu marido.. enfim estou muito preocupada pois meu medico disse que eu nao tenho infecçao alguma mas eu sei que ele esta errado.. alguem sabe algum tipo de remedio que eu possa tomar mesmo estando gravida? obg

    ResponderExcluir
  55. Bem legal ... estou com dois meses e minha vagina arde quando tenho relaçoes com meu esposo.... bom saber que nao é so cmg...

    ResponderExcluir
  56. estou com candidiese tmbm o medico pediu pra fazer banho de acento com agua e bicarbonato melhora mais não sara na gravidez é muito comum aff que chato

    ResponderExcluir
  57. estou gravida tmbm faço baNHO DE ACENTO COM BICARBONATO DE SÓDIO AJUDA MAIS NÃO CURA AFF É MUITO CHATO

    ResponderExcluir
  58. estou com candidiese tmbm o medico pediu pra fazer banho de acento com agua e bicarbonato melhora mais não sara na gravidez é muito comum aff que chato

    ResponderExcluir
  59. eu estou com uma conseira infernal na vagina,e estou com suspeita de estar gravida o q eu fasso.

    ResponderExcluir
  60. estou com uma conseira infernal na vagina e estou com suspeita de esta gravida o q fazer

    ResponderExcluir
  61. Eu amei o as informações, estou de três meses e com essa maldita CANDIDÍASE, que horroooooooooooooor que é ter isso, estou fazendo o tratamento com a pomada, porém está em um estado crítico coceira infernal, dor inchaço ardência, e feridas, espero mesmo que melhore,e se volta, que não fique assim como estou :/ pois pra sair de casa está impossível!

    ResponderExcluir
  62. obrigada pela informação tô sofrendo demais com isso to até com assaduras

    ResponderExcluir
  63. oi estava com coceira e ardensia vaginal então o ginecologista me passou uma pomada e o remedio chamado cetoconazol para tomar no mes de julho mas não sabia que estava gravida será que tem algum perigo para o feto porfavor me ajuda estudo assustada

    ResponderExcluir
  64. Ai gente , eu tbm to com isso , essa maldita candidiase , e já é a 4 vez que ela me pega esse ano , o pior é que estou com a suspeita da gravidez e mesmo assim o medico me receitou nitrato de fenticonazol(GINNA CREME VAGINAL), eu estava cuidando a risca da minha alimentação , emagreci 6 kg em 1 mes e meio ...ai voltei as guloseimas tudo denovo , pode t sido isso a causa da volta desse fungo...lembro que na minha gravidez dos gemeos não tive nada disso ... affz, ninguem merece isso ... Deus vai abençoar e logo vou ficar curada , e se eu estiver gravidinha não irá acontecer nada com meu filhote ou meus filhotes , já que tenho uma tendencia pra ter gemeos...rssrss..

    ResponderExcluir
  65. Oi estou gravida e estou com isso tbm,so q sinto um cheiro desagradavel e tenho medo de usa nistantina,pois estou com 17 semana....

    ResponderExcluir
  66. Olá, sei que esse seu post é antigo, mas gostaria de agradecer, pois suas dicas, principalmente a do flogo-rosa foi o que me curou. Estou no inicio da gestação e estava há 3 semanas sofrendo e indo a médicos toda semana sem nada adiantar. Mais uma vez afradeço por compartilhar essas informações.

    ResponderExcluir
  67. Estou com essa orrivel tortura mas acho que estou grávida e a uns dois meses atrás tibe e meu médico e me passou fluconazol posso tomar denovo não faz mal se ei estiver grávida? Me responda ppr favor

    ResponderExcluir

 
Sinceramente... © WeDesigned | Editado por Lu Boury