Minha foto
Comissária de bordo, casada e mãe da Marina, relatando sinceramente essa experiência confusa, trabalhosa e maravilhosa de ser o que há de melhor.

how many wrongs to make it right?

Vi essa frase no orkut de um amigo meu que vive fora e, parei pra refletir sobre ela.. quantos erros são necessários pra fazermos a coisa certa? Por que vivemos cometendo os mesmos erros sendo que uma vez comentidos é o necessário pra não os fazermos novamente? Seríamos sado-mazoquistas da vida? Enfim, estava entrando no meu e-mail e numa passagem corriqueira de olhar li o título de uma matéria que me chocou e me fez pensar ainda mais: "Efeito estufa no limite; Nível de poluição pode trazer mudanças climáticas perigosas para o planeta. O bom da economia global levou a emissão de gases do efeito estufa a um perigoso patamar que só era esperado dentro de dez anos e que poderá gerar danos climáticos potencialmente irreversíveis, afirmou um dos maiores cientistas da Austrália." A matéria está ali, o tempo todo à disposição de qualquer um, mas quando é que realmente somos tocados por ela a ponto de fazermos algo a favor de mudar essa situação? Tenho ouvido sobre o aquecimento global há algum tempo mas confesso que não havia parado pra pensar e tomar consciência de que estamos definhando e acabando com nosso planeta cada dia mais e, HELLO, nós vivemos nele gente! É esse mundo que queremos pros nossos filhos? É como minha amiga disse: 'Já me decidi, não vou ter filhos pra viverem assim.' -trocando em miúdos o que ela disse, pra quê procriarmos se não estamos deixando tão boa coisa pras nossas gerações?! Não foi isso que aprendemos na escola e mesmo assim você deve pensar: 'O que EU sozinho vou mudar nessa história?' Você pode mudar tudo! Você tem boca, tem mãos, pode fazer muita diferença ao seu redor e se uma fofoca tem poder de chegar a kilômetros em menos de 1 hora, podemos usar nossa voz em pról de nós mesmos para fazer a coisa certa. E se não fizer toda diferença necessária, ao menos fizemos a nossa pequena parte mesmo não sendo de nossa total responsabilidade, o que também não quer dizer que nos isente de ter culpa parcial nisso. Essa foto foi o que na real me chocou mais, não é possível que vocês não tenham percebido o calor insuportável fora de época que está fazendo nos últimos tempos, a escassez de chuva, a humidade relativa do ar a 20% e sem falar das doenças respiratórias que estão aparecendo em consequência disso. A poluição está tão alta que mal dá pra se ver o céu azul em dias ensolarados. Talvez você tenha até percebido, mas está muito preocupado em viver sua vida e em resolver seus problemas pessoais...mas sinto lhe informar, isso também é problema seu e também faz parte da sua vida!

Pequenos prazeres ou desprazeres, pequenas palavras, entrelinhas, gestos, olhares, detalhes..nosso mundo e nossa vida se baseia em nada mais que pequenos detalhes que constituem um todo. Nossas reclusões, introspecções, momentos de autismo; todos necessários! 'Fique de vez em quando só, senão será submergido. Até o amor excessivo pode submergir uma pessoa.' -já dizia Clarice. Todo ser precisa viver em seu mundo alguns instantes para se conhecer melhor, aprender a lidar consigo mesmo e a sobretudo se amar. Como esperamos que alguém nos ame se não for um sentimento próprio? Buscamos sermos amados plenamente quando nem nós mesmos temos amor próprio. Quando somos criança, nos amamos sem mácula, não sabemos de nossos defeitos e por isso não nos cobramos tanto para a perfeição estereotipada que a sociedade nos impõe. Disse Jesus que herdarão o reino dos céus aqueles que chegarem a ele com coração de uma criança, pois nele não há malícia nem pretenções maiores do que nos é alcançável. É de nosso conhecimento que há uma criança dentro de nós, sempre houve e sempre haverá. Então porque não deixarmos essa criança aflorar um pouco mais em nosso dia a dia?! Claro que precisamos de um pouco de malícia pra viver, ou sobreviver..mas sempre sem perder a essência. Jamais..

Uma das coisas que aprendi é que se deve viver 'apesar de'. 'Apesar de', se deve comer. 'Apesar de', se deve amar. 'Apesar de', se deve morrer. Inclusive muitas vezes é o próprio 'apesar de' que nos empurra para a frente. Foi o 'apesar de' que me deu uma angústia que insatisfeita foi a criadora de minha própria vida. Foi 'apesar de' que parei na rua e fiquei olhando para você enquanto você esperava um táxi. E desde logo desejando você, esse teu corpo que nem sequer é bonito, mas é o corpo que eu quero. Mas quero inteira, com a alma também. Por isso, não faz mal que você não venha, espararei quanto tempo for preciso, 'apesar de'...
Clarice Lispector


Frágil — você tem tanta vontade de chorar, tanta vontade de ir embora. Para que o protejam, para que sintam falta. Tanta vontade de viajar para bem longe, romper todos os laços, sem deixar endereço. Um dia mandará um cartão-postal, de algum lugar improvável. Bali, Madagascar, Sumatra. (ESCREVERÁ:PENSO EM VOCÊ!). Deve ser bonito, mesmo melancólico, alguém que se foi pensar em você, num lugar improvável como esse.Você se comove com o que não acontece, você sente frio e medo. Parado atrás da vidraça, olhando a chuva que, aos poucos, começa a passar. Outra vez chinês, você se afasta um pouco para ver melhor o ideograma. “Verdade interior” — você repete. E acrescenta: “Tenho uma boa taça. Quero compartilhá-la com você”. Estende as mãos para a frente, como se fosse tocar o rosto de alguém. Mas você está sozinho, e isso não chega a doer, nem é triste. Então você abre a janela para o ar muito limpo, depois da chuva. Você respira fundo. Quase sorri, o ar tão leve e paz interior momentânea.

"E o que é que ela vê nele? Nossos amigos se interrogam sobre nossas escolhas, e nós fazemos o mesmo em relação às escolhas deles. O que é, caramba, que aquele Fulano tem de especial? E qual será o encanto secreto da Beltrana?

Vou contar o que ela vê nele: ela vê tudo o que não conseguiu ver no próprio pai, ela vê uma serenidade rara e isso é mais importante do que o Porsche que ele não tem, ela vê que ele se emociona com pequenos gestos e se revolta com injustiças, ela vê uma pinta no ombro esquerdo que estranhamente ninguém repara, ela vê que ele faz tudo para que ela fique contente, ela vê que os olhos dele franzem na hora de ler um livro e mesmo assim o teimoso não procura um oftalmologista, ela vê que ele erra, mas quando acerta, acerta em cheio, que ele parece um lorde numa mesa de restaurante mas é desajeitado pra se vestir, ela vê que ele não dá a mínima para comportamentos padrões, ela vê que ele é um sonhador incorrigível, ela o vê chorando, ela o vê nu, ela o vê no que ele tem de invisível para todos os outros.

Agora vou contar o que ele vê nela: ele vê, sim, que o corpo dela não é nem de longe parecido com o da Daniella Cicarelli, mas vê que ela tem uma coxa roliça e uma boca que sorri mais para um lado do que para o outro, e vê que ela, do jeito que é, preenche todas as suas carências do passado, e vê que ela precisa dele e isso o faz sentir importante, e vê que ela até hoje não aprendeu a fazer um rabo-de-cavalo decente, mas faz um cafuné que deveria ser patenteado, e vê que ela boceja só de pensar na palavra bocejo e que faz parecer que é sempre primavera, de tanto que gosta de flores em casa, e ele vê que ela é tão insegura quanto ele e é humana como todos, vê que ela é livre e poderia estar com qualquer outra pessoa, mas é ao seu lado que está, e vê que ela se preocupa quando ele chega tarde e não se preocupa se ele não diz que a ama de 10 em 10 minutos, e por isso ele a ama mesmo que ninguém entenda."

Martha Medeiros

são tantas coisas que fazem o mundo girar e são muitas que me tiram do sério. o relógio não é o problema. é quem depende dele. a porcaria da falta de auto-análise, talvez alguns comprimidos de vitamina, porque tudo nessa vida agora é condensado em comprimido: amor, aconchego e propósito. tudo é do tamanho da sua pílula favorita. tudo é sortido... o tempo passa rápido mas ele não me incomoda. é quem depende dele. é quem não entende que gato é gato e é um dos bichos mais irritantes que existe por ser tão independente... ninguém gosta de independência! gosta de longe, como se fosse um sonho, uma fruta esquisita ou um latino com cara de colin farrel irlandes... a falta de dentes não é o problema, é quem depende deles. já se a gente vive no meio do furacão, onde o que parece ser não pode ser quando vira coisa ruim, você tem que inventar sua verdade... porque toda verdade é inventada, né? e daí a gente joga fora quando percebe que era ruim. a proximidade demasiada não me dói. é quem depende dela.

ando sumida, eu sei. cuidando da vida, aliás pensando mais sobre ela. as coisas parecem não andar, o tempo não passa, tudo permanece igual e sem evolução mas me parece que o problema sou eu. tudo o que mais quero é que as coisas se encaixem em seus devidos lugares e caminhem, para onde devem caminhar..mas ao mesmo tempo percebo que o dom de se estagnar se instalou em mim e minha vontade de fazer acontecer sumiu fazendo assim com que eu não me mova e espere as coisas acontecerem por si só. e assim vejo a vida, a minha vida, passando diante dos meus olhos sem que eu tome uma atitude. é triste e ao mesmo tempo indignante, mas é maior que eu. sinto até que não posso lutar contra isso. ao contrário do que pareça, não é a preguiça que se instalou aqui mas uma paralisia gritante que me impede de seguir, será a mudança que meu subconsciente já captou antes mesmo da minha razão? minha vida tá em fase de mudança, mais uma delas aliás, e sempre que passam mexem comigo de uma tal forma que me perco até me encontrar novamente e isso é um pouco brusco, mas dessa vez não tá sendo nada brusco e sim um processo natural sabe? só que não tô sabendo lidar com isso, nunca soube afinal. pensando assim na vida, me dei conta que o amanhã é hoje, ou seja, nosso futuro só depende do que fizermos agora. e o agora é já. mexa-se!! a quem eu quero enganar?

Mesmo quando tudo pede um pouco mais de calma, até quando o corpo perde um pouco mais de alma, a vida não para. enquanto o tempo acelera e pede pressa, eu me recuso, faço hora, vou na valsa. a vida é tão rara. enquanto todo mundo espera a cura do mal e a loucura finge que isso tudo eh normal, eu finjo ter paciência. O mundo vai girando cada vez mais veloz e a gente espera do mundo e o mundo espera de nós um pouco mais de paciência. Será que é o tempo que lhe falta pra perceber? Será que temos esse tempo pra perder? E quem quer saber? A vida não para. Mesmo quando tudo pede um pouco mais de calma, mesmo quando o corpo perde um pouco mais de alma. eu sei, a vida nao para.
(Fernando Pessoa)

Paciência!!! Mesmo quando tudo está parecendo complicado, mesmo quando é difícil sorrir, mesmo quando somos insultados, Deus está conosco. Desistir é uma palavra que me insulta. Espero que vocês sintam o mesmo e sigam Jesus sempre, afinal, Ele nos espera pacientemente e nunca desistiu de nós. Nunca permita que alguém lhe diga que vc é incapaz. Pra quem tem Deus, nem mesmo o céu é o limite! Trabalhem, lutem e lembrem-se que "Os humilhados serão exaltados".




"Ele é só um cara...
É só um cara. Não o ‘denso lago de mistérios gozosos onde você mergulhou e ainda não submergiu’. Nem o ‘sustentáculo de todos os ossos de seu corpo’, tampouco ‘o mármore onde está gravada a suprema razão de sua existência’. É só um cara. E quer mesmo saber? É um cara como todos os outros caras. Esse que te perguntou as horas no meio da rua – podia ter sido ele e você nem ligou. O mendigo, o ginecologista, o padre, o dealer. Ele estava ali o tempo todo. E ele não estava. Ele é só um deles. Vários. Uma legião. E ninguém. É só um cara. E não a sua vida. E não todos os dias da sua história. E não todas as suas lágrimas juntas em um único sábado solitário. Ele não é o destino. É um cara. Existem muitos destinos. Ele é só um cara que mal sabe escolher os próprios perfumes. Não sabe sangrar. Não sabe que nome daria a um filho.Não pode ficar mais tempo. Ele é só um cara perdido como muitos outros caras que você encontrou. E perdeu. Ele é só um cara. E você já esqueceu outro caras antes."


Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver, apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise. Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da sua própria história. É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar pessoas que "ocuparão" eles. É agradecer a Deus a cada dia pelo milagre da vida. Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos, e sim enfrenta-los. É saber falar de si mesmo. É ter coragem para ouvir um "não". É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta. É ter maturidade para falar "eu errei". É ter ousadia para dizer "me perdoe". É ter sensibilidade para expressar "eu preciso de você". É ter capacidade suficiente para dizer "EU TE AMO"!

O AMOR, quando se revela,
Não se sabe revelar.
Sabe bem olhar pra ela,
Mas não lhe sabe falar.

Quem quer dizer o que sente
Não sabe o que há de dizer
Fala parece que mente
Cala parece esquecer

Ah, mas se ela adivinhasse,
Se pudesse ouvir o olhar,
E se um olhar lhe bastasse
Pra saber que a estão a amar!

Mas quem sente muito, cala;
Quem quer dizer quanto sente
Fica sem alma nem fala,
Fica só, inteiramente!

Mas se isto puder contar-lhe
O que não lhe ouso contar,
Já não terei que falar-lhe
Porque lhe estou a falar.
(Fernando Pessoa)
-
Quantas vezes perdemos a fala por estarmos diante daqueles que amamos?
"Toda vez que eu te vejo o meu coração dispara, perco a fala quando voce está perto."
Tem tanta gente que ensaia em dizer coisas lindas para quem se gosta, frases feitas, ou qualquer outra coisa. Sei lá! Na hora param, olham, desviando o olhar tímido, e calam-se, ou choram. É sempre muito rápido, mas, parece gratificante pra quem vem e é especial pra quem vê. Eu tb perco a fala diante de quem estou apaixonada. Por mais que sempre demonstre segurança e sempre tenha algo a dizer, nunca sei se estou dizendo a coisa certa, porque, na verdade, não entendo o que sentimos, apenas gosto demais de sentir e eu me esforço pra todo mundo ficar à vontade, mas sei que na maioria das vezes eu pioro a situação.rs Sou daquelas que quando abre a boca só consegue falar coisas sem sentido e fico mais desastrada do que sou. É possível? Sim! rs Digo isso porque deveríamos demonstrar mais o amor para aqueles que nos cercam. Não se trata de fazê-lo apenas com paqueras ou namoradinhos que estavam em pé-de-guerra. Trata-se de mandar um bilhete para a mãe, dar um sorriso para o vizinho, um olhar diferente para a avó. Porque a gente precisa demonstrar sem receios. Escrever algo, pedir desculpas tb é uma relevante demonstração de amor, além de ser um ato de humildade, ato este aliás que eu admiro muito. Deus faz o resto...Ser feliz é ser agora. Vamos exalar amor, mesmo quando é dificil falar de amor.

é tempo de crescer..!

Acho que a minha vida nunca mudou tanto em tão pouco tempo. Essa brincadeira de crescer é dolorosa. A gente se olha no espelho da vida e percebe que tem muita coisa no lugar errado. Preciso abrir os olhos e enxergar mais sobre mim própria. Sim, porque quando a gente sabe mais da gente, pensa nos outros com amor. A tendência é enxergar defeitos alheios. Se nos observamos mais, não gastamos nosso PRECIOSO tempo julgando os outros. Shakespeare dizia que o tempo é lento para os que esperam, rápido para os que tem medo, muito longo para os que lamentam e curto demais para os que vivem festejando. Mas para o amor, o tempo é eternidade. Eu sei que, mesmo com tantas mudanças em minha vida, dentro de mim o amor continua do tamanho que ele tem. Estou um pouco confusa, porque quando a gente passa muito tempo na escuridão, ao abrir os olhos, não consegue ver tudo com clareza. Demora um bocadinho até nos acostumarmos com a claridade. Sei que existe também um pouco de vontade de não ver. Às vezes é ruim aceitar que algumas coisas são reais. É difícil crer que algumas pessoas não nos querem bem. É uma merda perceber a maldade e a hipocrisia, principalmente quando isso vem de quem você menos espera. E pior ainda é perceber que afastar certas pessoas e coisas, depende de vc.De repente o mundo não eh cor-de-rosa. De repente o tempo passou. De repente é o agora gritando. De repente é hora de crescer de verdade, tomar conta de você, porque "quem gosta de nós, quer que sejamos alguma coisa de que eles precisam. Mentir dá remorso. E não mentir é um dom que o mundo não merece... É que por enquanto a metamorfose de mim em mim mesma "está começando" a fazer algum sentido". Apesar da consciência de que poucos restarão, vamos fazendo uma força pra reciclar nosso lixo. Eh clichê, eu sei, mas é verdade que tudo dá certo no final.


"O tempo escorre pelas mãos, mesmo sem se sentir. E não há tempo que volte, amor. Vamos viver tudo que há pra viver. Vamos nos permitir." Assim deve caminhar a humanidade, fazendo a triagem, mas aproveitando intensamente o que sobra...


Nós estamos sempre buscando mais. Sempre que desejamos algo veementemente nos enxergamos incompletos. Quando alcançamos o que estávamos desejando, nos sentimos tão vazios que damos um jeito de arranjar algo novo para transformar em um sonho. É sempre assim. O tempo todo queremos mais. E aí? Ser feliz é viver. Aproveitar cada segundo com toda força, olhar para os lados sempre, ter fé e parar de encher o próprio saco e o dos outros também com perguntas idiotas do tipo: 'Por que isso acontece comigo?' Temos que acreditar que as coisas boas e ruins acontecem pra todo mundo, talvez, em proporções diferente, talvez de modo equiparado. Não importa como seja, de onde venha, o fato é que todo mundo tem dificuldades. O tempo que perdemos reclamando, poderíamos estar refletindo sobre as mudanças e os meios de tornar a vida melhor. É verdade.SURREAL...

falando um pouco de Deus...

Eu sigo meu coração e dentro dele mora Deus. O que há de mais puro nesse mundo. Não podemos vê-Lo, tamanha sua pureza. Gosto desses assuntos. Gosto de falar de amor, de desejar o amor, de
dividir o que há de melhor em mim. Não quero um blog repleto de palavras vãs. Escrevo o que sinto e sou o que sinto. O que sinto tem valor. Aliás, o que sinto tem mais valor que qualquer outra coisa. Ao final nada permanece, a não ser o que sinto. Vou-me deste mundo, como todo mundo vai. Não sei bem onde fica o lugar pra onde vou, mas sei o que vai ficar quando eu partir e sei o que vou levar.
Muita gente se preocupa com as sobrancelhas arqueadas e sempre bem feitas, com os sorrisos plásticos e com aqueles agradecimentos vazios que as vezes sao até necessários. Sim, tem que haver um pouco de tolerância quanto a isso, mas nao é tudo! Seja como for, o que me importa é estar bem. Pra estar bem, é preciso saber que nem sempre o que é de plástico é bom. Pra estar bem, não precisamos da religião. Precisamos de Deus! Buscá-lo é muito fácil, pois Ele está em todos os lugares, em qualquer horario, em qualquer situacao, mesmo quando nao aparece em nossos pensamentos. Todavia, é sempre necessário ter coragem para assumí-lo como fonte de vida. Imagine só, um dia eu senti um pouco de vergonha de falar de Jesus. É verdade. Senti sim. Acho que por imaturidade, nao por causa da fé. Muitas vezes, principalmente quando se é adolescente, a gente sente esse tipo de coisa. Medo de nao ser aceito, de ser rotulado, de ser diminuido. Os anos passam e vemos o quanto fomos tolos por atitudes assim. Ainda bem que a misericórdia de Deus é infinita! O que seria de nós sem ela né? Vivo num constante estado de oração. Essa é a verdade! E quem quiser que me ache crente, chata, moralista e até demagoga, eu amo Jesus, Ele é meu assunto favorito. Preconceituar não mata, não engorda, mas faz um mal danado! Falando em fazer mal, lembrei de um texto que li sobre a prática da bondade. Recentemente, estudos científicos confirmaram que o altruismo é "biologicamente prazeroso". Mesmo sendo óbvio para quem o pratica, está confirmado, através de algumas pesquisas, que as pessoas que fazem o bem estimulam o cérebro, de maneira igual a quando comem chocolate, fazem sexo, enfim, sentem prazer. Espero que todos descubram essa fonte de satisfacao o mais rápido possível.

 
Sinceramente... © WeDesigned | Editado por Lu Boury