Minha foto
Comissária de bordo, casada e mãe da Marina, relatando sinceramente essa experiência confusa, trabalhosa e maravilhosa de ser o que há de melhor.

Desfraldamos!

E a alegria? E o dinheiro economizado justo na hora do aperto? Pq minha filha entrou no ritmo da crise e desfraldou bem na hora das vaca magra. Orgulho!
Só uma mãe sabe a felicidade que é o desfralde dum filho!
Só uma mãe não liga de falar em público no telefone com a filha: fez cocô no piniquinho hoje tbm??
Só uma mãe entende a importância dessa evolução e a transição da fase bebê sendo deixada pra trás...(mentira ela vai ser pra SEMPRE meu bebê). E enquanto as mães iam desfraldando suas crias logo após terem feito 1 ano e no máximo até os 2, eu comecei a ficar aflita afinal Marina com seus 2 e meio era bastante decidida a não usar a privada, penico, redutor, box, mato, latrina, etc tão cedo!

Desde que Marina fez 2 anos, a escolinha anterior tentou começar o desfralde, porém eu tinha um problema de meu-santo-não-bater com o da diretora e aí minha amiga, pra mim descontavam essa rincha na minha filha. Podem me chamar de louca mas por N motivos tenho essa cisma e um deles é que todas as vezes que tentamos desfraldar a Marina sem sucesso, é porque ela fazia um escândalo no estilo pós traumático quando surgia a idéia de sentar-se numa privada. Não era um medinho desconhecido, era medo de alguém traumatizado! Portanto, diante desse quadro, eu e as diretoras da nova escolinha decidimos então respeitar a decisão da bebê e deixar que ela mesma mostrasse seu tempo em sair da fralda. Entendemos que assim era melhor, afinal pressioná-la iria traumatizar ainda mais a bichinha e não era o que queríamos.

Acho que nesse caso o fator principal que nos ajudou foi muita conversa. Eles são nossos bebês mas entendem tudo que falamos e assimilam quando querem. Mas ela continuava irredutível. Fizemos 3 tentativas de no máximo 3 dias durante esse ano e quando ela se mostrava contra, recuávamos.
No começo do mês, tive 2 dias de folga e decidi tentar assim, como quem não quer nada. Tirei a fralda dela pela manhã e disse: hoje vc vai ficar sem fralda tá? Vamos fazer xixi no piniquinho? Ela: vamo!
Duvidei, mas depois de muitos alarmes falsos, ouvi um barulhinho bom (parece cd de cantora de mpb) e ela abriu o maior sorriso! Era o xixi! Festejamos, tiramos foto, pulamos e nos orgulhamos.

Depois do primeiro xixi, ela fez mais umas 4 vezes ao longo do dia e pra minha surpresa, o numero 2 veio também! Marina desfraldou! Só continua com a fralda para dormir pq essa é a segunda batalha que eu vou lutar. Tentei uns dias sem fralda, mas acidentes aconteceram. rs
Mas agora há a segunda batalha a enfrentar, digamos o segundo desfralde, o desafio de fazer xixi em banheiros públicos! Como fazer quando estiver no meio da rua e só restar aquele banheiro imundo de bar? Já andei procurando escolas de ginástica olímpica, ou circo onde se aprende acrobacias, etc, pq só assim..
Numa consulta com o pediatra dela, antes do desfralde, relatei desesperadamente que minha filha não queria desfraldar e já estava com quase 3 anos. Ele me acalmou dizendo que a idade correta para o inicio do desfralde é agora aos 3 anos e muitos se enganam em dizer que desfraldar nessa idade pode causar danos psicológicos na criança, que ela ficará agressiva pois interfere no humor, etc e tal. Ledo engano de pediatras e mães até hoje, diz ele que isso mudou recentemente por constatar exatamente o contrário, o desfralde antes dos 3 anos pode ser precoce demais e aí sim interferir no psicologico da criança. Andei lendo a respeito e achei matérias atualizadas de pediatras que coincidem com a teoria do meu. Pois fiquei bastante tranquila e talvez por essa minha tranquilidade ter sido passada pra ela, ela desfraldou exatamente 2 dias depois da consulta. Esperei o tempo dela, não insisti, não traumatizei, não forcei..esperei que ela me mostrasse que estava pronta e foi assim, sem traumas, sem stress nem acidentes na calça. Enfim, estamos crescendo, ela e eu!


- Postado do iPad da Lu

 
Sinceramente... © WeDesigned | Editado por Lu Boury