Minha foto
Comissária de bordo, casada e mãe da Marina, relatando sinceramente essa experiência confusa, trabalhosa e maravilhosa de ser o que há de melhor.

39 semanas

Essas são as últimas notícias da barriga pois nessa sexta Marina já estará em meus braços. Então a barriga nesta semana está assim, o bebê está com 48cm e pesa em torno de 3250g. Que bebezão! Os bebês acumulam gordura até o fim da gestação, já que perdem peso logo que nascem e precisam dela para regular sua temperatura.

Pulmões estão maduros e o intestino já tem as primeiras fezes do bebê, chamada de mecônio. Em razão da iminente possibilidade de um novo bebê surgir ao Mundo, o banheiro passa a ser a segunda "casa" da mamãe. Fique sempre atenta aos sinais das contrações e rompimento da bolsa. Se isso acontecer, avise seu médico e vá para a maternidade. O ideal seria a mamãe ter engordado até agora no máximo uns 15 kg. Mas é claro que isso depende muito de mulher para mulher. Quanto ao útero, ele varia dentro da sua barriga, podendo estar até 20 cm acima do seu umbigo.

Vontade de fazer xixi
Você saberia responder o motivo de você ir constantemente ao banheiro durante toda gestação? O primeiro motivo é o aumento do hormônio progesterona no organismo da mamãe. A outra causa é o crescimento do bebê juntamente com o útero que pressionam a bexiga, aumentando a vontade de ir ao banheiro. Só fique alerta ao sentir dor ou ardor ao fazer xixi. Isso não é normal e deve ser comunicado imediatamente ao seu médico.

Documentário Vida no Ventre - O Parto

Declarando o declarado!

Passeando pelos blogs das gravidinhas como de costume, vi o texto que a Kira fez e me identifiquei muito com ele. Talvez por nossa história ser muito parecida em vários aspectos. Enfim, assim que o li, vi minhas palavras saindo pelos dedos de outra pessoa, no caso, o da Kira. hehe Também agradeço todos os dias (geralmente de madrugada porque estou acordada), por ter o Gabriel ao meu lado. Por ele tornar minha gravidez muito mais agradável, mesmo com todos os revézes que enfrentamos. Por ele ser tão carinhoso suprindo toda minha carência de grávida melancólica, por ele ser tão paciente comigo mesmo com meus hormônios desregulados de louca varrida, por ele ser sempre tão atencioso e cuidadoso quando sinto dores pela madrugada e me enche de travesseiros por todos os lados pra tentar fazer com que elas diminuam. Agradeço por ele ainda estar comigo e declarar seu amor por mim todos os dias, sem se esquecer de um sequer. Agradeço sobretudo porque ele é o pai da minha filha e se ele é um ótimo 'marido', com certeza será um pai maravilhoso.
Te amo Gabriel e espero retribuir tudo que você é pra mim a cada dia de nossa vida juntos.

Aqui vai o texto da Kira:
Aprendi que "casamento" não é só dividir um teto e uma vida. É ter de triplicar a paciência habitual e por muitas vezes pensar primeiro no próximo e depois na gente. Aprendi que morar junto com alguém e que dormir e acordar todos os dias juntos, não basta ter tesão, vontade e disponibilidade, tem de ter companheirismo e muito amor.
Aprendo cada dia mais, com você e comigo. Aprendo que ter alguém pra andar conosco, não significa que temos de abrir mão da nossa individualidade, do nosso próprio gostar e da nossa música favorita por mais que seja brega. Só quem é "casado", só quem passa por verdadeiras dificuldades juntos, só quem apoia um ao outro independentemente de ter brigado na noite passada, sabe o verdadeiro significado de " eu te amo não é bom dia".
Brigar é fácil e dizer " amanhã agente conversa " também! Mas brigar, resolver como adultos, aprender a deixar de brigar por bobagens e vez ou outra relevar, é coisa de gente grande, coisa de gente madura. Nunca fui a favor da paixão, a paixão chega, derruba e você não vê mais nada, nem os defeitos. E pra um relacionamento, aprendi que é necessário que hajam defeitos. Pra um dia se jogar na cara e rir deles, pra entender com eles e principalmente pra ver como as qualidades ultrapassam tudo!
Por isso prefiro o amor. Prefiro aprender com tudo isso, chorar, me sentir sozinha as vezes, ter crise de ciúmes e ser paranóica muitas vezes. Prefiro aprender errando, prefiro aprender na marra, prefiro ouvir o "eu te avisei " depois.
Prefiro errar, cair, chorar e ouvir você falando "calma amor".
Aprendo todos os dias a ser paciente como nunca fui, e a correr atrás de algo que quero, a construir hoje para ter no amanhã. Te amo e vou assim, aprendendo a te amar cada vez mais mesmo com os seus defeitos, mesmo com meus defeitos, mesmo errando e acertando!
Agradeço todos os dias por você ser o pai da minha bebê, porque eu não poderia ter cometido o melhor "erro" assim com outra pessoa!

Twitter amigos

Fiz meu twitter no começo da gravidez porque o Gab insistiu muito, assim como o blog. Resolvi ver qual que era a desse negócio. rs O que eu não contava era com o apoio que receberia, troca de figurinhas com gravidinhas e mamães, além de todo conhecimento e dicas recebidas delas. Ganhei amigos sinceros que nos ajudaram em muitas coisas e que até nos enviaram presentinhos. Realmente eu não esperava por isso tudo. Hoje não me vejo mais sem esse passarinho...virou mesmo um vício!

As pessoas que encontrei através dele são muito especias e preenchem minhas tardes ociosas. Me ajudaram muito na minha gestação toda quando atravessei momentos de puro stress e melancolismo e continuam me ajudando. Criei esse post para agradecer essas pessoas que foram tão fofas e essenciais até agora.


Em especial ao 'Clube da Barriga' que tanto me ajudou na minha gestação, trocando dicas, conselhos e conhecimentos que continuo adquirindo a cada dia. Graças a elas, não me sinto tanto uma Grávida de Primeira Viagem. Estou mais confiante para cuidar de minha lumbriguinha que já está pra chegar. Essa é a patota mais badalada da internet e a mais faladeira também, com certeza. hehehe Isso aqui tá mais parecendo um agradecimento na entrega de um Oscar isso sim! Continuando com as homenagens, quero agradecer às pessoas fofoletérrimas nos deram presentinhos.

@claudiamilano me mandou essa belezinha de vestido, mais as mamadeiras e chupetas.. ...mandou também esses bodys da Carter´s super chiques e mais um monte de coisinhas que eram da filha dela que eu amei.

@eric_twittando me mandou esse body lindo com a baleinha do twitter que a Nicole, filha dele e da @claudiamilano escolheu.

a @lulacerdarj fez o quadrinho e as lembrancinhas da maternidade pra nós que são muito delicados e lindos

a amiga @babibarcellos que tem sido tão especial nos comprou esse conjuntinho e trouxe mais mil coisinhas aqui em casa, além é claro de ter sido essencial pra nós quando o Gab operou o apendice e ficou no hospital por 1 semana

a @bastosdanielle nos mandou essa toalhinha linda e charmosa
que é enorme e vamos usar por muito tempo
Porfim mas não menos importantes, não poderia deixar de agradecer aos que nos ajudaram com a Vaquinha pro enxoval da Marina que também foi muito bom: @danih @ascouto @annepires e @babibarcellos. E a todos que me visitam aqui no blog e que deixam recadinhos tão amorosos e conselhos que vou levar pra vida toda. Vocês fazem esse blog, que com poucos meses de existência tem centenas de acessos por semana e por isso agradeço muito. Todos devidamente agradecidos, vocês foram muito gentis e atenciosos com Marininha. Depois tiro foto dela com cada roupinha que ela ganhou. Amamos muito tudo! Obrigada amigos twitters.

vem Marina vem!

Oooi. Vim aqui informar-lhes que a cesárea foi marcada hoje para o dia 25/09, sexta-feira! Marina vem ao Mundo finalmente...meus dias de xixi sem fim irão terminar, minhas dores terríveis no cóccix também, nem acredito. Nova fase terá início agora, ansiedade a mil! Minha pequerrucha tá vindo...vou conhecer seu rostinho, será cabeluda? Será moreninha que nem a mamãe? Ou branquela como o papai? rsrs aiii Jesussss me abana....

Marina com 9 semanas
Marina com 12 semanas
Marina com 22 semanasAs próximas serão do nascimento...mal posso esperar!

E quem puder ajudar a nossa vaquinha a desencalhar, vamos precisar muito e Marininha agradece.

38 semanas de barriga

O bebê
O bebê essa semana deve medir 35cm e pesar 3100g. O cabelo dele está sedoso e os lóbulos das orelhas estão endurecidos por cartilagem. Os ossos possuem boa flexibilidade e os órgãos sexuais estão totalmente desenvolvidos. Mais uns dois ou três ajustes e o bebê estará pronto para nascer. Ele sabe que precisa se sentir quentinho do lado de fora do útero. Por isso, a camada de gordura sob sua pele aumentou um pouco, regulando melhor a temperatura corporal. Os intestinos deram mostras de que estão funcionando bem e formaram o mecômio, uma substância verde considerada o primeiro cocô do bebê. De onde veio isso? Do líquido amniótico, que estava misturado com os restos da cera e da lanugem que protegiam a pele do bebê. Como ele inala e engole continuamente esse fluido, seu aparelho digestivo produziu a massinha esverdeada, que será liberada só depois do nascimento.

A gravidez
Falta pouco, muito pouco para o bebê nascer. E a sua barriga, que agora tem de 36 a 38 centímetros de altura, parece indicar a proximidade desse momento. Ela está bem pesada, não deixa mais você se locomover com tanta rapidez e ainda atrapalha o sono. Você passa horas se virando na cama, de um lado para o outro, até encontrar a melhor posição para dormir. Os últimos dias de gravidez não são fáceis. A solução para esquecer os desconfortos - e driblar a ansiedade típica dessa fase - é se concentrar em outras atividades. Escolha alguma coisa bem relaxante para fazer agora. Você pode, por exemplo, ler sobre o surpreendente trabalho das suas mamas para fabricar o leite materno, o primeiro alimento do bebê.

A ansiedade tá a mil, junto com as dores e claro estrias cada vez maiores. O cansaço ultimamente têm me derrubado, chego a dormir o dia todo sem culpa e quando chega a noite continuo com sono. Preguiça de lavar até um prato, tenho roupas pra passar e lavar paradas aqui há semanas..coitado do Gab. rs

Sinceramente Grávido

Vi essa idéia no blog da Aninha, Caroço da Pitanga e achei muito bacana. Quando fui consultar o Gab pra ver se ele aceitaria fazer um post aqui pro blog, ele me surpreendeu dizendo que já havia tido essa idéia e tinha até um texto preparado. Só faltava me consultar se eu concordava e 'cedia' um espaço do blog a ele. rs Ambos pasmamos com a coincidência e na mesma hora ele me passou o texto pra postar.
Portanto, se divirtam com os sinceros relatos de um grávido ou seu sincero desabafo agoniado talvez. rsrs

Olá leitoras do Sinceramente Grávida, vocês devem estar se perguntando o que um homem veio fazer por aqui. Para as que não me conhecem, sou o papai da Marina e vim relatar o meu lado grávido da história, o acompanhante de uma grávida. Uma visão diferente de todas vocês com certeza...rs vou tentar ser o Sinceramente Grávido então.


Deus deu um dom a vocês mulheres, o prazer de gerar um filho dentro de si. Isso é algo que um homem jamais poderá sentir na vida. Pra ser sincero eu prefiro participar da 'produção' do neném ao invés de carregá-lo dentro de mim por 9 meses. rs Sei que essa tarefa não é nada fácil. Mas confesso que ser companheiro de uma grávida não é nada fácil também! Reclama dali, reclama daqui, fica sensível ao extremo, têm desejos (graças a Deus a Lu não teve quase nenhum), discute fácil e o pior, usa o tempo todo o artificio de estar grávida pra qualquer coisa: "Eu tô grávida, pega isso pra mim? Eu tô grávida, faz você pra mim?" até aí tudo bem, reclamo mas faço. Sei que tudo isso é por conta do cansaço e ‘peso extra’. Mas sempre deixo uma coisa bem clara pra ela, isso tudo vai acabar logo e quando a Marina nascer, quero ver qual artifício novo virá no lugar...será que vem por aí: “carreguei ela por 9 meses” ou então “eu sou mãe e dou de mamar, etc”? rs Nem vou continuar dando idéias por aqui.

As mudanças de humor ocorreram constantemente também, os malditos hormônios alterados! Uma hora era raiva mortal de mim, na hora seguinte vinha chorar no meu ombro me pedindo chamego. Mas sempre estive ali, com meu ombro prestes a ficar enxarcado de lágrimas firme e forte. Procurei ser o melhor e estar sempre ao lado dela, fazendo de tudo que ela me pedia o tempo todo. Tantas coisas que nem lembro de tudo agora.

No meu caso, Lu ficou bastante sensível e chorona. Passava um filme que ela achava bonitinho, pronto, do meio até o final era choradeira dramática. rs E até que eu achava bonitinho...haviam dias em que eu parecia um palhaço pra ela, qualquer coisa que eu falava ou fazia ela chorava de rir. Cheguei a pensar: 'Poxa, a Lu só ri da minha cara', e até hoje não sei de onde ela via tanta graça...rs

O romantismo também foi algo que ficou mais forte e intenso, ficou mais amorosa. Incrível as mudanças que uma mulher sofre durante a gestação, a Lu ficou mais mulher, deixou de ser uma simples garota e passou a ser uma “Super Mãe”.

Enfim, mesmo passando por momentos dificeis com ela e tendo que adquirir paciência em dobro, nada substitui a força que uma mulher grávida tem e pra mim é um prazer ter ao meu lado essa mulher. Estou muito mais feliz agora por ser ela a minha companheira, porque a mulher que está do nosso lado em nossa vida faz toda a diferença. Dou graças a Deus por ela ser a mãe da minha filha. Confio nela e na criação que vamos dar juntos à Marina pois sei de qual forma ela quer criar nossa filha e fico muito em paz com isso. Vou continuar ao lado dela como estive desde o começo e a apoiarei em tudo que for preciso sempre. Me sinto um homem satisfeito com a minha mulher e com a familia que estou formando. Finalmente vou ter a família que nunca tive na vida.

Acho que falei demais, mas quero deixar um recado para todas vocês: peçam ajuda sim para seus maridos e namorados, afinal fomos homens para contribuir com a gravidez no inicio, nada mais justo sermos homens para ajudar vocês em tudo que precisarem de agora em diante. A coisa piora quando a criança nasce, espero estar pronto para enfrentar mais essa fase de madrugadas em claro, choradeira (mas dessa vez não a da Lu), idas ao hospital, etc. Que Deus me dê forças.

E para o futuros papais de plantão, isso tudo também é trabalho nosso e se amamos mesmo as nossas companheiras, vamos ter que passar por tudo sem reclamar, por mais que seja dificil e complicado deixar de fazer algumas ‘coisas de homem’, como jogar bola com os amigos, tomar uma cerveja no happy hour (eu já não bebo) enfim, nada disso substitui o momento de você com sua mulher e curtir a gravidez de vocês dois, afinal de contas ela estando gravida vc tb está...é uma experiência única e dependendo de quantas vezes estiverem dispostos a passar por ela de novo, recomendo que aproveitem cada momento agora e não deixem passar em branco. Façam por merecer o amor de sua mulher, porque eu estou fazendo a minha parte por aqui. rs

Um abraço a todos e até a próxima, com o texto ”Sinceramente Pai” talvez..rsrs
Um beijo especial pra minha nega linda Luciana Boury
TE AMO!

Gabriel Pevide

23 anos e algo mudou...

Meu aniversário esse ano foi diferente de tudo que já foi até hoje.
Já fiz festinhas, churrascos, comemorei em baladas, ganhei festas surpresas, tudo acompanhado de bombardeio telefônico sem mencionar os presentes e mais presentes.
Esse ano não tive nada disso. Recebi 2 ligações apenas: uma do meu pai e outra da minha irmã (sendo no total de 6 irmãos). Os amigos, aqueles que eu achava ter, sumiram. Os tios e primos que sempre ligaram, esse ano não se pronunciaram também. Presentes? Não ganhei nenhum.
Aí eu me pergunto: o que será que mudou esse ano, além de uma gravidez não aceita pela maioria dessas pessoas?

Engraçado é ver como os falsos valores que as pessoas carregam consigo têm tanta influência em suas vidas assim. Gravidez não aceita porque a neném é filha do meu namorado e nós não nos casamos? Pois eu cheguei a ouvir: "Mas vocês vão se casar antes de a neném nascer né??" eu disse: "Mas por que antes de ela nascer?" e a pessoa respondeu: "Ah sei lá, porque é o certo..." Mas o que isso mudaria afinal? Apagaria o fato de ela ter sido concebida antes de nos casarmos? Iria "corrigir o erro?" Mas que erro é esse afinal? Nós nos amamos e vamos nos casar sim, isso já estava incluso em nossos planos. Mas mesmo que não estivesse ou eu fosse mãe solteira, a vida é minha e eu cuidaria da minha filha tanto quanto cuidarei agora. Não entendo certos valores e pra falar a verdade, nem quero!
Voltando ao meu aniversário este ano...de todo o montante, os que importam são os que ficaram! Amigos mesmo, hoje eu conto em uma só mão. Pessoas que me amam de verdade e fariam de tudo por mim eu também conto somente em uma mão.
Este ano foi bem simples, ganhei um bolinho do meu amor com velinhas lindas, nós pedimos uma pizza pra 4 e assistimos ao penúltimo capítulo da novela. rs Foi assim...e pra falar a verdade, me senti muito mais completa e feliz do que nos aniversários anteriores. Porque a minha certeza é plena de que os que estavam comigo me amam de verdade. Dá pra sentir, dá pra ver...
Embora este ano tenha sido especial, há sempre alguém pra destoar disso tudo mencionado acima. Alguém pra quebrar o momento importante que eu descobri ali...alguém pra romper a felicidade plena do próximo. Nem vou citar quem foi o tal alguém, porque nem vale à pena. Mas graças aos meus amigos e ao meu amor, ainda consigo ter os meus momentos. Eles me lembram a todo instante quem eu carrego em meu ventre e o que ela significa. E pra mim, nada mais importa nessa vida...
(por eliminatória, quem me acompanha sabe quem foi esse tal alguém afinal)

E os presentes que ganhei esse ano são muito mais valiosos do que qualquer outro que eu tenha ganhado até hoje. Ganhei a certeza, confiança, cumplicidade, verdade, ganhei todo um futuro, objetivo pra viver e uma nova família.
Porfim, desabafos à parte, este ano fiz 23 anos com um peso e carga de vida muito maior. Só eu sei o que eu cresci em 9 meses. Ainda tenho muito o que aprender e muito pra evoluir, mas sei quem vai me ensinar isso tudo e ela chega até o fim deste mês. Parabéns pra mim!

37 semanas de gravidez

O bebê
Seu bebê pesa por volta de 2,8 kg e pode ter até 50 cm de comprimento. Agora não há grandes mudanças, o bebê cresce e ganha peso. Ele está maduro e pode nascer a qualquer momento, principalmente a partir do fim dessa semana. Os últimos preparativos continuam a toda dentro do útero. A cabeça, do bebê, na maioria dos casos, está encaixada na cavidade pélvica, cercada e protegida pelos ossos da sua pelve. Essa posição abre espaço para as pernas e o bumbum do bebê, que estão bem apertados dentro do útero.

Muitos bebês já são cabeludinhos, com fios de cabelo de até 2,5 centímetros. Por falar em cabelo, a maior parte da camada de pêlo fininho, o lanugo, que cobria seu bebê a partir da 26a semana já desapareceu, assim como a maioria do verniz caseoso, a substância esbranquiçada e viscosa que também envolve o corpo dele.


O bebê vai engolir o lanugo e o verniz junto com outras secreções, e eles ficarão armazenados no intestino, para formar o primeiro cocô do seu filho, uma substância escura, quase preta, chamada mecônio. Tudo isso foi parar no líquido amniótico, que o pequeno inspira, expira e engole sem parar. Daqui a quatro semanas, ele também não precisará mais dessa substância. Mas, se por acaso nascer por esses dias, já não será mais considerado um bebê prematuro.

A gravidez
De repente, você começou a respirar melhor. Sabe por quê? Porque o bebê se moveu um pouco, procurando se encaixar na pelve, ele sabe que só restam 3 semanas e está se preparando para a hora H. Nessa posição, ele fica com a cabeça voltada para baixo, diminuindo a pressão na parte superior da sua barriga. Que alívio, não? As consultas com o obstetra continuam e, agora, devem ser ainda mais freqüentes. Na próxima visita ao médico, pergunte a ele sobre os sinais que indicam o trabalho de parto. E não se esqueça de se informar sobre as contrações. São elas que vão avisar, como um perfeito relógio, o momento exato em que o bebê vai nascer.

"Os sentimentos mudando a todo instante, semana passada eu não estava tão ansiosa quanto estou agora. Tô que nem aquelas crianças no banco de trás do carro: 'já chegou? já chegou? e agora?', e fico assim em cima do Gabriel que já tá quase me dando um chega pra lá de tanta ansiedade. rs Não é só por querer ver minha neném e saber logo como ela é fisicamente, e poder abraçar ela, e sentir o cheirinho, e poder beijar...mas também porque não aguento mais as dores que sinto no bendito cóccix, fora as dores normais de fim de gestação. Posso parecer insensivel e voces me recriminarem, mas meio que cansei de estar grávida um pouco. rsrs Não vejo a hora da barriga esvaziar e eu ir tratar logo essas estrias ordinárias! Sei também que irei sentir saudades da barriga, sei mesmo. Principalmente da barriga mexendo sem parar e eu sentindo com perfeição o bracinho da neném. Mas eu supero gente, as dores estão tirando todo brilho da coisa pra mim nesse finzinho...argh, falei."

o Book

Finalmente estou postando sobre o book que fizemos em Bertioga no fim de semana passado. Acontece que são 2gb de fotos, então até selecionarmos as melhores e depois editarmos como de costume, demora um pouco. Portanto, estou postando as fotos aos poucos no meu flickr, onde vocês podem acompanhar dia a dia e aqui vou postar uma parte delas que já está pronta. O fotógrafo foi meu lindo Gabriel Pevide, que faz trabalhos profissionais a um preço bem acessível tá? rs Quanto ao desempenho de seu trabalho, vocês podem consultar no site dele ou então em minhas próprias fotos.

Para quem me segue no twitter, todo dia eu posto fotos novas no flickr e divulgo lá pra compartilhar com vocês. Espero que estejam gostando do resultado, eu particularmente amei demais! Não vejo a hora de fazer vários books da minha princesinha..

36 semanas

O bebê
O comprimento do bebê está em torno de 34cm (já sabemos que minha lumbriguinha mede uns 45cm), com peso de 2750g (deve estar mais gordinha, com certeza rs).
Ao se mexer, espreguiçar ou trocar de posição, o bebê conseqüentemente desalinhará sua barriga. Nessas situações, será possível identificar o bracinho ou então a perninha da criança. Por volta da 36ª semana, o bebezinho começa a diferenciar que ao dia a movimentação da mamãe é mais intensa que à noite. (não se aplica a mim, que sou uma pessoa noturna rs de dia me arrasto, de noite lavo roupa e faço faxina se duvidar!). Está quase tudo pronto para a aventura da 40ª semana. Mas, antes de conhecer o mundo, seu bebê está recebendo os retoques finais.
Os cotovelos e os joelhos agora formam covinhas. E o rostinho está bochechudo. Ele não vê a hora de sair, parece até que notou a expectativa dos pais, que estão ansiosos por sua chegada. Aliás, ele já deve estar na posição correta para nascer. Ou seja, de cabeça para baixo, para logo se encaixar na pelve.

A gravidez
Faltam apenas 4 semanas para você ser mãe
. É o momento de providenciar todos os telefones e endereços de e-mail das pessoas que você deseja avisar quando o bebê nascer. Se você ainda não fez isso, anote-os na sua agenda e guarde-a logo na mala da maternidade. Quando a hora chegar, peça ao seu companheiro para avisar a todos a grande novidade. Cansaço e fadiga são ainda comuns nos últimos dias de gestação. Por isso, tenha sempre à mão um garrafa de água para se manter hidratada. Frutas e lanchinhos também são indicados no intervalo das refeições, que, por sinal, devem ser ainda mais leves agora. Tudo para evitar sobrecargas.

Como mencionei no twitter,
o último mês de gravidez é assim, se arrasta (literalmente). Um cansaço poderoso que vem não sei de onde e não vai pra lugar nenhum. Fica aqui, encrostado no meu ser, pesando meu chacras. rsrs Você mal acorda e já fica com vontade de voltar pra cama novamente! É um mal estar, uma 'gastura', uma preguiça, sei lá...só sei que tenho que lutar o dia todo pra não me deitar de novo. Sem mencionar que se você não se cuidar, este será o mês do 'suicídio estetical'!
Engordamos horrores sem nem perceber, a barriga triplica a cada minuto e o inchaço aparece com uma simples ida à padaria. No caso se você for buscar pão, compre em menor quantidade pois seus pés já serão dois!!! Muito cuidado com as besteirinhas que tanto gostamos e com o apetite dobrado. Podemos até usar a desculpa de que estamos comendo por 2, mas no final vamos parecer uns 4.

É isso aí.. vamo que vamo e força na peruca colégas!

Mala maternidade

Eba ganhei minha malinha pra levar pra maternidade. Hoje já começo a lavar as roupinhas que irão nela e as que serão usadas nos primeiros dias também. Além disso, me resta a tarefa de saber o quê colocar exatamente na mala sem deixar faltar nada.
A ansiedade também já toma conta do meu ser, daqui pra frente a Marininha pode vir a qualquer dia. Faltam 4 semanas mais ou menos, mas mesmo assim ela pode se cansar de ficar aqui dentro apertada e querer vir ao Mundo né? rs Por isso estamos correndo contra o tempo com as coisinhas que ainda faltam..

Encontrei umas listas na internet e depois fiz um mesclado com o que havia de interessante nelas, acho que essa está bem completa e real. Aí vai:

Mala da mamãe
01 - pacote de absorvente próprio para o pós-parto
01 - chinelo de quarto
02 - jogos de camisolas com botões na frente para amamentação
06 - calcinhas de tamanho maior do que usava antes de engravidar
01 - cinta pós-parto
01 - roupa para o dia de alta
02 - sutiãs de amamentação
protetores de seios

produtos de higiene íntima:
escova de dentes
escova de cabelos
shampoo, condicionador e sabonete
creme dental e toalhas

Mala do bebê
01 - creme para prevenção de assaduras
01 - pacote de fralda descartável RN
06 - conjuntos de body RN
06 - calças com pezinhos (mijão)
06 - macacões RN com botões frontais
06 - pares de meia (se estiver frio)
01 - manta (de acordo com a estação)
06 - fraldas de pano ou toalhinhas de boca
02 - mantas de linho ou lã
lembrancinhas (opcional)
enfeite de porta (opcional)

 
Sinceramente... © WeDesigned | Editado por Lu Boury