Toxoplasmose

Desde o começo de minha gestação, minha mãe têm me alertado pra eu não pegar minha gata no colo e evitar beijá-la pelo risco de contrair toxoplasmose. Eu sempre achei remota a chance de adquirir toxoplasmose da nossa gatinha, afinal ele é super bem tratada e não é em um simples contato com o animal que voce adquire a doença. Enfim, em minha última consulta meu obstetra pediu mais uma bateria de exames, dentre eles o de toxoplasmose. Ele também me alertou novamente quanto à ingestão de carnes cruas ou mal passadas e ao contato com as fezes ou mijo dela. Portanto, achei interessante colocar aqui uma matéria sobre a toxoplasmose na gravidez, que mostra como ela pode ser contraída e desvenda esses mitos e preocupações quanto aos nossos fofinhos de estimação.

A toxoplasmose é uma doença provocada por um parasita, o Toxoplasma gondii, que tem como hospedeiro principal os felinos, dentre eles, os gatos. Esse parasita se fixa na mucosa da parede intestinal e libera cistos com inúmeros toxoplasmas, que são eliminados junto com as fezes do animal. Como os cistos sobrevivem por longos períodos na terra, podem acabar contaminando frutas, verduras e também outros animais. Sendo assim, este parasita pode ser encontrado também em ovos mal cozidos e carnes mal passadas.

A toxoplasmose é uma doença inofensiva para a grande maioria das pessoas, já que não causa nenhum sintoma em 90% das vezes. Nos 10% restantes, a doença apresenta sintomas parecidos aos de uma gripe, como febre, coriza e dores nas articulações. O sinal mais importante é a presença de gânglios occiptais, popularmente conhecidos como "ínguas", atrás das orelhas, que podem ocorrer eventualmente e permanecer por semanas ou meses. No entanto, o contágio da toxoplasmose durante a gravidez pode ser muito perigoso, não para mãe, mas para o seu bebê, pois os cistos podem passar pela placenta e atingir o feto.

Os gatos contraem toxoplasmose ao comerem carne crua ou caça (ratos e baratas, por exemplo) que contenham algum dos 3 estágios infectantes deste parasita. Se você possui um gato que já há algum tempo vive exclusivamente dentro de casa e que não se alimenta de carne crua, você NÃO ESTÁ EM RISCO. Acariciar um gato o tê-lo como animal de companhia não representa perigo. Mordidas ou arranhões do gato também não transmitem toxoplasmose.

A forma mais comum de contágio em humanos se dá através da ingestão de alimentos e água contaminados, principalmente carnes mal passadas e verduras mal lavadas. Acredita-se que em São Paulo, cerca de 80% da população já tenha contraído toxoplasmose dessa maneira. Em cidades onde o consumo de carne é mais alto, como no Rio Grande do Sul, essa porcentagem sobe para 90% da população e, como é de se imaginar, menos da metade dessas pessoas convivem com gatos dentro de casa.

Portanto, se você eliminar as fezes do gato diariamente da caixa de areia, usar luvas e lavar muito bem as mãos após realizar essa tarefa, não alimentar seu animal com carne crua ou permitir que ele tenha acesso à rua, o risco de contrair toxoplasmose de seu gatinho é mínimo. Mas vale à pena evitar beijá-lo muito ou ficar com ele o tempo todo no colo, afinal todo cuidado é pouco nessa nossa fase.

9 comentários:

  1. Eu tive toxoplasmose quando tinha 15 anos, em uma viagem que fiz ao interior da Bahia pra visitar meu avô. Nunca vou saber se peguei de um gato (eu mexi muito na terra) ou de uma carne, mas de qualquer modo hoje sou imune, o que é muito bom, pois me livra de mais esta preocupação durante a gravidez. Afinal, a gente já tem um montão, né? E eu tenho dois gatos...rs

    ResponderExcluir
  2. Putz, quando eu estava grávida a esposa de um amigo do meu marido teve toxoplamose e o bebzê faleceu logo após nascer. Fiquei encucada, mas felimente não tive nadinha durante a gravidez.

    ResponderExcluir
  3. Lu, você fez esse exame, né? Deu que você já teve toxo antes? Pq aí vc pode ficar mais tranquila. O meu exame deu que eu não sou imune (nunca tive) toxoplasmose, então fiquei paranóica com isso. Tinha uma gatinha de estimação e fui obrigada a doá-la assim que soube da gravidez. Minha obstetra foi taxativa em relação a isso. Foi super difícil, mas foi uma escolha super sensata... a gata foi, mas minha tranquilidade em relação à saúde do meu bebê aumentou muito!!! Foi uma sábia decisão, agora eu sei! Beijo! Bom domingo pra vocês: Marina, você e Gab!

    ResponderExcluir
  4. Oi,

    Parabéns, pelo post, sou mãe de 2 meninos, tenho agora 3 gatos e tb sou veterinária. É a primeira vez que vejo alguém "leigo" não doar seus gatinhos por causa da pouca informação que os obstetras tem da contaminação da doença.
    Se vc tem um gato de apartamento a possibilidade de pegar toxoplasmose do coitado é zero, mais fácil pegar a doença em um restaurante com frutas ou verduras mal lavadas ou comendo carnes mal assadas.
    Depois o beneficio do convívio do animal com o bebê só tem vantagens: as crianças que tem animal em casa tem mais imunidade, são mais sociais e se desenvolvem mais, além de começarem a ter senso de responsabilidade mais cedo.

    Bjos e parabéns pra família ter uma mamãe que se informa.
    Ah! Entra no meu site.....acho que vai gostar.
    www.manamana.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo.. minha mãe tem gatos desde nova.. logo eu e meus 3 irmãos praticamente nascemos no meio deles.
      Tive um filho minhas gatas dormiam no berço com ele.
      O gato muitas vezes,coitado, leva culpa do relaxamento das pessoas.

      Excluir
  5. Minha mae infelizmente n teve sorte, quando eu tinha 6 anos ela engravidou e perdeu a bebe com 8 meses, depois de 5 anos de tratamento ela engravidou denovo e perdeu mais uma vez porque a toxoplasmose deixou sequelas no utero dela, ela fez mais um tratamento e agora ta gravida pra valer, bebe é pra daqui uns meses *.*
    alguém me diz como é ter irmão 15 anos mais novo?
    uaeuhiuaeh

    ResponderExcluir
  6. Vivo falando para minha esposa que também esta gravida, para se afastar de gatos... mas até que um dia ela numa consulta do pré-natal, ficou sabendo de tudo que podia acontecer com o bebe, dai nunca mais vi ela com gatos!!
    boa matéria!

    ResponderExcluir
  7. Pesquisando em blogs de maternidade, filhos, gravidez e coisas afins encontrei o seu blog e gostei muito parabéns.
    Sou mãe do Enzo de 1 ano e 4 meses e agora esperamos uma menina!
    Achei super interessante as informações sobre toxoplasmose, te confesso que essa foi e é uma preocupação constante durante a gravidez e que agora foram mais ou menos amenizadas.
    Muito jóia. Parabéns...

    ResponderExcluir
  8. Lu,

    Vc vai ser uma ótima mãe...pois já esta tendo bom senso desde já.
    É isso aí.....nem oito, nem oitenta!

    Bjinhus e visite nosso site...temos roupinhas moderninhass!

    ResponderExcluir

 
Sinceramente... © WeDesigned | Editado por Lu Boury